- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pesquisadores atestam que restos achados na costa da Argentina são de submarino da Alemanha nazista

© Twitter / ReproduçãoO submarino alemão Wilhelm Bauer era uma embarcação Tipo XXI, usado na Segunda Guerra Mundial
O submarino alemão Wilhelm Bauer era uma embarcação Tipo XXI, usado na Segunda Guerra Mundial - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Nos siga no
Mesmo a quase 30 metros de profundidade, em meio a águas turvas, especialistas identificaram um submarino do tipo U Boot Classe IX que fazia parte da frota da Kriegsmarine, a força naval da Alemanha nazista.
Os restos foram encontrados em 2022, mas até agora não se tinha a certeza se eram de um submarino da época da Segunda Guerra Mundial ou não.
Apesar do ambiente de difícil visualização, alguns elementos inconfundíveis, como a escotilha, a torre, as amarras e o periscópio, deram a certeza ao grupo Eslabón Perdido, responsável pela expedição.
Agora, com uma coleta de dados mais detalhada, os pesquisadores também confirmaram que a embarcação foi detonada intencionalmente. O engenheiro civil Hernán Sotero González enfatizou os sinais evidentes da explosão nos destroços, sugerindo que o submarino foi dividido em quatro partes distintas.

"Vimos escotilhas de pressão que não são usadas em navios, escotilhas inclinadas com diâmetro de torpedo e carregadas diagonalmente, amarras e correntes de amarração, […] a torre parcialmente destruída, com dois refletores de água e, [de forma] ainda mais contundente, um periscópio de ataque com cabos separados cobertos de borracha, que foram colocados em espiral para interromper a vibração", relatou nesta terça-feira (16) Sotero González, que também é coordenador da inspeção, segundo o jornal La Nación.

Ao mesmo tempo, o engenheiro sublinhou que "não há um único parafuso, é tudo soldadura", no sentido de confirmar que se trata de uma estrutura que está longe de ser centenária: "Tudo indica que esta peça corresponde ao endoesqueleto de um submarino da Segunda Guerra Mundial […] [e] nada [tem] a ver com ingleses ou italianos", afirmou.
Bombardeiro da Segunda Guerra Mundial - Sputnik Brasil, 1920, 13.04.2024
Ciência e sociedade
Bombardeiro australiano da 2ª Guerra Mundial e restos mortais são encontrados no Pacífico Sul (FOTO)
"Descobrimos um submarino nazi quase à nossa porta", disse o engenheiro, acrescentando que a decisão de explodir a estrutura "nos dá muito [conteúdo] para pensar".
Segundo a mídia, o grupo fez diversas incursões a uma profundidade de 28 metros, onde anos atrás haviam encontrado sinais de naufrágio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала