DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas identificam o maior buraco negro da Via Láctea

© Foto / NASA, ESA, K. Sahu (STScI), J. DePasquale (STScI)Nos detalhes, da esquerda para a direita, é possível observar a mudança no brilho de uma estrela causada pela passagem de um buraco negro à sua frente
Nos detalhes, da esquerda para a direita, é possível observar a mudança no brilho de uma estrela causada pela passagem de um buraco negro à sua frente - Sputnik Brasil, 1920, 16.04.2024
Nos siga no
Com massa 33 vezes maior que o Sol, um buraco negro estelar identificado por uma equipe internacional de cientistas do Observatório Europeu do Sul (OES) é o mais denso já encontrado na Via Láctea, de acordo com um informe divulgado nesta terça-feira (16) pela organização.
O trabalho divulgado detalha que a massa do buraco negro, nomeado de BH3, foi calculada com base em uma informação do telescópio VLT, do OES e localizado no Chile, e de outros instrumentos semelhantes.
O achado ocorreu quando um movimento de "oscilação estranho" na estrela companheira que o orbita foi identificado pelo telescópio espacial europeu Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), que mapeia a Via Láctea — galáxia da qual faz parte o Sistema Solar, e por conseguinte a Terra.
Ainda de acordo com a divulgação, formados a partir do colapso de estrelas massivas, os buracos negros identificados até então na Via Láctea têm, em média, cerca de dez vezes a massa do Sol.

"Mesmo o segundo buraco negro estelar mais massivo conhecido em nossa galáxia, Cygnus X-1, alcança apenas 21 massas solares, tornando esta nova observação de 33 massas solares excepcional", esclarece o texto do observatório.

Concepção artística de buraco negro supermassivo - Sputnik Brasil, 1920, 18.01.2024
Ciência e sociedade
Telescópio James Webb descobre buraco negro mais antigo e distante já identificado (FOTO)
O BH3 está a 2 mil anos-luz da Terra, na Constelação da Águia, sendo "o segundo buraco negro mais próximo da Terra", acrescentou o observatório. Foi encontrado durante uma revisão dos registros do Gaia durante a preparação para um novo lançamento de dados.
Os dados colhidos pelo telescópio revelam ainda que a companheira da estrela que orbita o buraco negro é pobre em metais, o que sugere que "a estrela que colapsou para formar o BH3 também é pobre em metais".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала