- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil monitora possíveis impactos do conflito entre Israel e Irã no preço do petróleo

© Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilMinistro de Minas e Energia, Alexandre Silveira durante a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20. Brasília (DF), 15 de abril de 2024
Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira durante a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20. Brasília (DF), 15 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Nos siga no
Em reação ao ataque à embaixada iraniana em Damasco, na Síria, o Irã lançou mais de 300 drones e mísseis contra o território israelense no último fim de semana, o que aumentou os temores de uma escalada da guerra no Oriente Médio.
Por conta das tensões na principal região produtora de petróleo do mundo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (15) a criação de um grupo de trabalho para acompanhar possíveis impactos do conflito no mercado nacional. Conforme Silveira, pode ocorrer uma restrição de produção ou comercialização de petróleo por conta dos ataques.
Além de acompanhar de perto as variações do preço do barril, o grupo ainda vai avaliar o cenário da crise internacional. Mesmo com os temores de um aumento, o valor está em US$ 90,51 (R$ 469,14), uma queda de 1,09% na comparação com a última cotação. Em 2024, o produto já registra uma valorização de quase 20% e só em março o aumento acumulou 8%.

"É importante que a gente esteja atento. O ministério está debruçado. Hoje mesmo já fiz uma reunião cedo com a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a fim de que a gente possa, em um grupo de monitoramento permanente da oscilação do preço do Brent [petróleo cru], que eu acabei de criar, estar atento e agir de pronto com os mecanismos que nós temos e que respeitem, mais uma vez, a governança do setor privado e também da própria Petrobras, que é uma empresa de economia mista", declarou em entrevista coletiva.

Drones da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária fabricados no Irã são vistos em um caminhão durante um desfile militar anual que marca o aniversário do início da guerra contra o Irã pelo ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, em frente ao santuário do falecido fundador revolucionário, aiatolá Khomeini, fora de Teerã, Irã, 22 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Panorama internacional
Analista: o pequeno ataque do Irã não representa seu poder, foi 'apenas um tapa na cara' de Israel

Brasil se prepara para cenário mais crítico, diz Silveira

O ministro de Minas e Energia declarou ainda que o Brasil se prepara para enfrentar o cenário mais crítico, apesar de não haver elementos de confrontos diretos entre Israel e Irã. "Tenho esperança de que não aconteça [acirramento do conflito entre Irã e Israel]. Mas como foge à nossa esfera de gestão, nos cabe acompanhar de perto, para que não tenha o mínimo risco de falta de suprimento, muito menos impactos mais dramáticos na economia nacional", disse.
Além disso, Silveira pontuou que a pasta está em contato com a Petrobras, distribuidoras e outras produtoras de combustível para avaliar possíveis impactos no mercado interno.
Bomba da Whiting Petroleum puxa petróleo bruto da região de Bakken, nas planícies do norte, perto de Bainville, Montana, EUA, 6 de novembro de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 15.04.2024
Panorama internacional
Preços do petróleo caem enquanto o mercado global observa as consequências do ataque do Irã a Israel
Ainda no último domingo (14), Teerã indicou, após o ataque, que considerava o assunto "concluído". A reunião do gabinete de guerra de Israel terminou sem uma decisão sobre uma resposta, enquanto os aliados de Tel Aviv têm apelado por uma desescalada.
A menos que quaisquer novos ataques retaliatórios perturbem os fluxos de petróleo, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) tem capacidade de produção suficiente para controlar qualquer subida dos preços do petróleo, de acordo com analistas da Bloomberg.
Em meio à queda da demanda global por petróleo, apesar da atual crise de segurança europeia, dos ataques dos houthis contra navios comerciais israelenses, britânicos e norte-americanos no mar Vermelho e da operação israelense em curso em Gaza, a OPEP+ suspendeu cortes voluntários de produção no primeiro trimestre de 2,2 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no segundo trimestre, política que deve permanecer em vigor pelo menos até o final de junho, juntando-se aos cortes existentes de 3,66 milhões de bpd acordados em 2022.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала