- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: presidente do PL decide seguir com processo de cassação de Moro e surpreende clã Bolsonaro

© Foto / Twitter / ReproduçãoValdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), e o ex-presidente Jair Bolsonaro
Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), e o ex-presidente Jair Bolsonaro - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2024
Nos siga no
No âmbito do julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sergio Moro tem mantido contato frequente com auxiliares e familiares de Jair Bolsonaro para se certificar de que uma promessa feita anteriormente será cumprida.
Até esta quinta-feira (11), o ex-presidente repetia a quem o perguntasse que a cassação de Moro não era mais assunto do Partido Liberal (PL). O ex-presidente garantiu inclusive ao próprio senador, por meio de aliados, que a sigla desistiria de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se Moro fosse absolvido na primeira instância.
No entanto, faltou articular o discurso com o líder da sigla, Valdemar Costa Neto. De acordo com a coluna de Bela Megale em O Globo, Valdemar decidiu seguir com a ação e já comunicou o fato à direção do PL.
Como ele e Bolsonaro estão proibidos de se comunicar, por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), não falaram sobre o assunto. Os apelos do ex-presidente para que o PL desistisse do processo contra Moro chegaram a Valdemar, mas não surtiram efeito.
Moro saiu vitorioso do TRE-PR por 5 votos a 2, e a sigla já prepara recurso para enviar ao TSE. A informação foi confirmada pela colunista.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, à direita, Sergio Moro, antes de um debate presidencial no Rio de Janeiro, Brasil, 28 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023
Notícias do Brasil
PL, partido de Bolsonaro, diz à Justiça que Moro se beneficiou de caixa 2 durante campanha
Ainda segundo a mídia, o argumento de Valdemar é o mesmo apresentado a Bolsonaro no passado e que não convenceu o ex-presidente. Valdemar diz que como houve uso de dinheiro público do PL, é obrigatório que o partido siga até o fim com a ação.
Os apelos de Moro começaram em dezembro de 2022. Na época, de acordo com o jornalista Lauro Jardim, o senador disse até que toparia se filiar ao PL para que seu mandato ficasse na legenda, entretanto a proposta não foi levada a sério, conforme noticiado.
Sergio Moro é acusado de abuso de poder econômico, por, na campanha eleitoral de 2022, ter gasto em propaganda muito mais do que a lei permitia, o que, de acordo com o PT e o PL, partidos que propuseram as ações, desequilibrou a disputa eleitoral em seu favor.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала