- Sputnik Brasil, 1920
Mundioka
O podcast que fala sobre as raízes do que acontece no mundo. De segunda a sexta, Melina Saad e Marcelo Castilho entrevistam especialistas e personalidades para debaterem assuntos de proporção internacional sob diferentes perspectivas.

Podemos ficar sem Internet se os cabos submarinos forem cortados no Oriente Médio?

Mundioka #333
Nos siga no
Os danos aos cabos submarinos no mar Vermelho estão causando interrupções significativas nas redes de telecomunicação e Internet, levando os provedores a redirecionar um quarto do tráfego entre Ásia, Europa e Oriente Médio.
Embora a causa dos danos não seja clara, há especulação sobre sabotagem por parte dos houthis do Iêmen.
É importante lembrar que a nossa comunicação depende mais de cabos do que de satélites. Nesse sentido, o corte de cabos de Internet poderia ser uma estratégia de países em conflito? Qual seria o impacto mundial de um apagão na Internet?
De que maneira a adoção de uma rede interna própria, como ocorre na Rússia, minimizaria os impactos de possíveis apagões? Para debater o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversaram com Claudio Miceli, professor do programa de engenharia de sistemas e computação da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ); e Guilherme Carvalho, pesquisador na área de defesa e segurança internacional.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала