- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

De olho na China, Biden anuncia lançamento de 'rede de mísseis aéreos' entre EUA, Japão e Austrália

© AFP 2023 / Saul LoebO primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ouve o presidente dos EUA, Joe Biden, falar durante cerimônia oficial de chegada no gramado sul da Casa Branca. Washington, D.C., 10 de abril de 2024
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ouve o presidente dos EUA, Joe Biden, falar durante cerimônia oficial de chegada no gramado sul da Casa Branca. Washington, D.C., 10 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Nos siga no
Washington e Tóquio prometeram uma "nova era" de cooperação estratégica, apresentando uma série de projetos, desde o desenvolvimento de mísseis até pousos tripulados na Lua — ao mesmo tempo que condenaram a China.
Em visita do premiê Fumio Kishida à Casa Branca, nesta quarta-feira (10), o presidente Joe Biden anunciou que EUA, Japão e Austrália criarão uma rede conjunta de defesa aérea.

"Pela primeira vez o Japão, os Estados Unidos e a Austrália criarão uma rede de mísseis aéreos e arquitetura de defesa", disse Biden a repórteres em uma entrevista coletiva com Kishida.

Tóquio e Washington também tomarão medidas para modernizar as estruturas conjuntas de comando e controle, em uma atualização da parceria que Biden disse ser de natureza "puramente defensiva".

"A aliança que temos com o Japão é de natureza puramente defensiva […]. E as coisas que discutimos hoje melhoram a nossa cooperação e são puramente sobre defesa e prontidão […]", afirmou o presidente, citado pela CBS News.

Kishida acrescentou que os EUA e o Japão "continuarão a responder aos desafios relativos à China através de uma coordenação estreita".

"Ao mesmo tempo, confirmamos a importância de continuar o nosso diálogo com a China e de cooperar em desafios comuns", acrescentou.

O premiê também afirmou que "o Japão está determinado a reforçar a sua força de defesa através da aquisição de capacidades de contra-ataque" e Biden manifestou "forte apoio a tais esforços".
O presidente da China, Xi Jinping durante uma reunião na Assembleia Nacional em Hanói, em 13 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023
Panorama internacional
China aumentará ações militares em ilhas disputadas com Japão; Xi critica 'intimidação do Ocidente'
Os detalhes da parceria militar reforçada serão elaborados pelo secretário de Defesa, Lloyd Austin, e pelo seu homólogo japonês nos próximos meses, disseram altos funcionários aos jornalistas.
Os EUA, no entanto, esperam que o Japão intensifique e desempenhe um papel significativo na produção de mais equipamento militar e de defesa, sublinha a mídia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала