- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Congresso de El Salvador prorroga por mais 30 dias regime de exceção no país

CC0 / Mauricio Cuéllar / Capital de El Salvador, São Salvador
Capital de El Salvador, São Salvador - Sputnik Brasil, 1920, 10.04.2024
Nos siga no
Decisão foi tomada por ampla maioria nesta terça-feira (9) pelo Congresso de El Salvador, que aprovou a prorrogação por mais 30 dias do regime de exceção. Medida foi tomada pela 25ª vez desde a solicitação inicial do presidente Nayib Bukele, em março de 2022, para conter a onda de violência provocada por gangues locais.
"Prolonga-se em todo o território nacional o Regime de Exceção estabelecido pelo Decreto Legislativo nº 333 de ordem pública, emitido em 27 de março de 2022, pela Assembleia Legislativa", decidiu o parlamento em sessão plenária.
Diante do decreto, permanecem suspensos os direitos de defesa, prazo de detenção de até 72 horas e a inviolabilidade da correspondência. Conforme a Constituição de El Salvador, garantias previstas no texto podem ser suspensas "em casos de guerra, invasão do território, rebelião, sedição, catástrofe, epidemia ou outra calamidade geral, ou graves perturbações da ordem pública".
Os deputados governistas defenderam a continuidade da medida para prosseguir com a luta contra os remanescentes dos grupos criminosos.
"Apesar de agora vivermos em um clima de paz, não podemos descuidar, não podemos confiar. Devemos continuar aplicando o regime de exceção, uma estratégia bem-sucedida implementada pelo governo do presidente Nayib Bukele contra a criminalidade", afirmou o deputado Jonathan Hernández, do partido governista Novas Ideias.
Na justificativa para a manutenção do regime de exceção, o Conselho de Ministros do país enfatizou que a ameaça do crime organizado continua no país. "Temos feito um grande esforço para acabar com o câncer das gangues que nos corroeu por muitos anos. O regime de exceção é uma ferramenta jurídica que tem valido a pena pelos resultados favoráveis que está nos trazendo", apontou Guillermo Gallegos, da Grande Aliança pela Unidade Nacional.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele - Sputnik Brasil, 1920, 06.02.2024
Panorama internacional
El Salvador: o que significa a reeleição de Nayib Bukele?
Apenas os partidos governistas participaram das discussões sobre a necessidade de manutenção da medida, enquanto a oposição se absteve de opinar. O regime de exceção foi aprovado em 27 de março de 2022, quando uma onda de violência provocada pelas principais gangues do país deixou 87 mortos.
A estratégia de segurança pública no país caribenho, que conseguiu reduzir significativamente os índices de homicídios, passando de 106 para 2,4 assassinatos a cada 100 mil pessoas, é uma das principais razões da popularidade do presidente Nayib Bukele. Porém, há diversas denúncias de violação dos direitos humanos com a medida.
O político foi reeleito em fevereiro com 85% dos votos, além das siglas governistas conquistarem 58 dos 60 assentos na Assembleia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала