- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nenhuma embaixada de Israel está segura, diz líder militar do Irã

© AFP 2023 / LOUAI BESHARAEmbaixada iraniana com a bandeira nacional a meio mastro, um dia depois de um ataque aéreo atingir um prédio anexo à embaixada em Damasco, em 2 de abril de 2024
Embaixada iraniana com a bandeira nacional a meio mastro, um dia depois de um ataque aéreo atingir um prédio anexo à embaixada em Damasco, em 2 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2024
Nos siga no
O major-general Yahya Rahim Safavi, conselheiro militar do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou neste domingo (1º) que nenhuma das embaixadas de Israel está segura. A declaração vem em meio às preparações de retaliação do país muçulmano após um ataque de Israel à embaixada iraniana em Damasco, na Síria.
Safavi salientou ainda que 28 embaixadas e consulados de Israel na região, como na Turquia, Egito, Jordânia e Bahrein, estão temporariamente fechados devido a possíveis retaliações iranianas.
O encerramento dessas atividades "aconteceram por medo, isso significa que confrontar esse regime brutal é um direito legal e legítimo", afirmou.
Míssil iraniano de defesa aérea Sevom Khordad em exibição durante o desfile militar anual que marca o aniversário da eclosão da guerra de 1980-1988 com o Iraque. Teerã, em 22 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Ataques iranianos em países vizinhos do Oriente Médio são demonstração de força, diz analista
No último dia 1º, Israel realizou um ataque aéreo à embaixada iraniana em Damasco. O embaixador, que estava no prédio, não ficou ferido.
No entanto, o ataque matou militares de alta patente do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês), ligado ao Exército do Irã, como os generais-brigadeiro Mohammad Reza Zahedi e Mohammad Hadi Hajj Rahimi.
Zahedi, em específico, é o oficial de maior patente assassinado por Israel deste a morte do general Qassem Soleimani, chefe do IRGC, em 2020. Ao todo, desde dezembro de 2023, 18 oficiais do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica foram assassinados por Israel.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала