- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Guterres está alarmado com invasão da embaixada mexicana em Quito

© AP Photo / Yuki IwamuraO secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, faz comentários antes da conferência de revisão do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, faz comentários antes da conferência de revisão do Tratado sobre a Não Proliferação de Armas Nucleares. - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2024
Nos siga no
O secretário-geral da ONU, António Guterres, está alarmado com a invasão da embaixada do México em Quito por agentes de segurança do Equador, com o fim de deter o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas (2013-2018), declarou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, neste sábado (6).

""O secretário-geral está alarmado com a entrada forçada das forças de segurança equatorianas nas instalações da Embaixada do México em Quito", indicou Dujarric.

Segundo o porta-voz, Guterres enfatizou a importância de respeitar a inviolabilidade dos locais diplomáticos e consulares em conformidade com o direito internacional. Guterres chamou os dois governos para "resolver suas diferenças por meios pacíficos", acrescentou o porta-voz.
Bandera de México - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Panorama internacional
México anuncia suspensão das relações diplomáticas com o Equador após invasão da sua embaixada
O governo do México anunciou nesta sexta-feira (5) a suspensão das relações diplomáticas com o Equador, após a entrada de forças policiais equatorianas na embaixada mexicana em Quito para prender o ex-vice-presidente Jorge Glas.
O México concedeu asilo político também na sexta-feira (5) ao ex-vice-presidente Jorge David Glas Espinel, que foi condenado duas vezes por acusações de corrupção no seu país e tem permanecido na embaixada mexicana desde o final do ano passado.
Um dia antes, o Equador declarou "persona non grata" a embaixadora mexicana em Quito, Raquel Serur Smeke, com o argumento de o presidente mexicano ter se expressado de forma "inoportuna" sobre o processo eleitoral de 2023.
O México já anunciou que levará o caso para a Corte Internacional de Justiça por "violação flagrante" de tratados internacionais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала