- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Aos 91 anos, morre Ziraldo, desenhista criador de 'O Menino Maluquinho'

© Foto / Rovena Rosa/Agência BrasilO escritor Ziraldo em tarde de autógrafos na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, em 12 de outubro de 2018
O escritor Ziraldo em tarde de autógrafos na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, em 12 de outubro de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2024
Nos siga no
O desenhista e escritor brasileiro Ziraldo morreu neste sábado (6) aos 91 anos. Criador de grandes obras, como "O Menino Maluquinho" e fundador de "O Pasquim", sua morte foi confirmada pela sua família.
Segundo o portal G1, sua passagem foi tranquila, enquanto dormia por volta das 15h em casa, no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo Alves Pinto foi o mais velho de sete irmãos. Seu nome, uma combinação do nome de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo, se tornou sinônimo de humor e irreverência para muitos.
Seu primeiro trabalho publicado foi no jornal "A Folha de Minas" com apenas seis anos de idade, em 1939. Mais tarde, em 1950, iniciaria sua carreira de fato na revista "Era uma vez...". Quatro anos mais tarde, em 1954, retornaria ao Folha de Minas integrando uma página de humor.
Mutirão carcerário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Junho de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Notícias do Brasil
Privatização de prisões avança no Brasil com incentivo do governo: quem ganha com isso? (VÍDEO)
Depois, em 1957, se formou em direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais. Entrou também para novas publicações como "A Cigarra", "O Cruzeiro" e o "Jornal do Brasil".
Nessa época se casou com Vilma Gontijo, com quem namorava há sete anos. Juntos, o casal teve três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio.
Se inspirando em temas brasileiros, Ziraldo deu luz a um sonho antigo: uma revista de quadrinhos própria, a "Turma do Pererê", que contava com personagens como vários animais, como onça, jabuti, coruja, tatu e outros, e um pequeno índio.
Por conta do regime militar, a revista deixou de circular. Cinco anos mais tarde, Ziraldo fundou "O Pasquim", revista crítica do regime ditatorial com seus textos e ilustrações irônicos.
Em 1980, Ziraldo publica seu maior sucesso de vendas: "O Menino Maluquinho", que até hoje é um fenômeno entre o público brasileiro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала