- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Milei anuncia criação de uma base naval com os EUA no Ushuaia

© Juan MabromataPresidente da Argentina, Javier Milei faz gestos enquanto entrega seu primeiro discurso político ao Parlamento durante a inauguração da 142ª sessão ordinária do Congresso. Buenos Aires, 1º de março de 2024
Presidente da Argentina, Javier Milei faz gestos enquanto entrega seu primeiro discurso político ao Parlamento durante a inauguração da 142ª sessão ordinária do Congresso. Buenos Aires, 1º de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Nos siga no
O presidente Javier Milei anunciou nesta semana planos para estabelecer uma base naval conjunta com os Estados Unidos na província patagônica do Ushuaia após um encontro na Terra do Fogo, extremo sul do país, com a comandante do Comando Sul do país norte-americano, Laura Richardson.

"Embora esta visita não tenha sido programada a princípio, não queríamos deixar de aproveitar a oportunidade para dar as boas-vindas à Argentina ao general Richardson", disse Milei ao chegar a Ushuaia com o chefe militar. O anúncio foi divulgado pelo executivo argentino na conta oficial da plataforma X (antigo Twitter).

Segundo ele, a iniciativa consistirá em um centro logístico e no porto de desenvolvimento mais próximo da Antártica, que permitirá fortalecer a economia local e dar serviço logístico, abastecimentos e apoio aos cruzeiros comerciais que operam no Atlântico Sul e aos programas científicos antárticos internacionais, entre outros benefícios.
A cerimônia marcou a transferência de uma C-130H (aeronave de transporte militar) dos EUA para a Força Aérea argentina. A aeronave, avaliada em aproximadamente US$ 34 milhões (R$160 milhões), faz parte de uma doação de assistência à segurança financiada pelos EUA, de acordo com o governo americano.
Na conta do X do Comando Sul dos EUA, o post enfatiza que os EUA "buscam fortalecer a cooperação da defesa regional" entre os dois países.
Em conversa com a Sputnik, o analista internacional Juan Venturino Richardson afirmou que tem um papel muito importante e está entre os quatro ou cinco militares mais importantes dos EUA. "No que diz respeito à região, não há ninguém acima dela", acrescentou o entrevistado.

"Ela já disse o que o lítio significa para o seu país e sua preocupação com a China, mas a Argentina não tem interesses estratégicos com Washington. A posição é colonial", detalhou o analista.

O presidente da Argentina, Javier Miei, discursa durante o Fórum Econômico Internacional das Américas (IEFA) em Buenos Aires, em 26 de março de 2024c - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2024
Panorama internacional
Milei anuncia corte de 70 mil empregos públicos e diz que 'há muito mais motosserra' para economia
Laura Richardson é general de quatro estrelas do Exército dos EUA. Desde 2021, serve como comandante do Comando Sul dos Estados Unidos. É responsável por liderar as operações militares dos EUA no Caribe e na América Central e do Sul, além de promover parcerias de segurança e cooperação com países da região. Richardson foi a primeira mulher a assumir o Comando de Treinamento e Doutrina do Exército dos Estados Unidos (TRADOC, na sigla em inglês).

Greve nacional contra demissões do governo

A Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE), o principal sindicato que representa os funcionários da administração pública na Argentina, convocou uma greve geral nesta sexta-feira (5) para protestar contra as demissões em massa realizadas pelo governo de Milei.
Diante de um amplo aparato policial, centenas de trabalhadores se mobilizaram em frente ao Ministério da Economia, localizado no centro da cidade de Buenos Aires, a poucos metros da Casa Rosada, sede do Executivo, para participar do protesto.
A Casa Rosada confirmou no início da semana que cerca de 15 mil servidores públicos não tiveram os contratos de trabalho renovados e já anunciou que pretende demitir um total de 70 mil funcionários.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала