- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA querem usar Armênia para arrastar sul do Cáucaso para confronto geopolítico, diz MRE russo

© Sputnik / Vitaly BelousovPrédio do Ministério das Relações Exteriores russo, em Moscou, em 28 de março de 2023
Prédio do Ministério das Relações Exteriores russo, em Moscou, em 28 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.04.2024
Nos siga no
Em comunicado, ministério afirma que Moscou considera a reunião realizada entre lideranças dos EUA, da União Europeia (UE) e da Armênia uma tentativa de provocar novas linhas divisórias com efeitos negativos para a estabilidade da região.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta sexta-feira (5) que Moscou considera a reunião entre lideranças da Armênia, da União Europeia e dos EUA uma tentativa de Washington de arrastar o sul do Cáucaso para um confronto geopolítico.
No início do dia, o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, reuniu-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Bruxelas.

"Consideramos a reunião de alto escalão, no formato Armênia-EUA-UE, realizada em Bruxelas em 5 de abril de 2024, como mais uma tentativa do 'Ocidente coletivo' de arrastar o sul do Cáucaso para um confronto geopolítico. Uma interferência irresponsável e destrutiva de forças externas nos assuntos do sul do Cáucaso pode ter consequências mais negativas para a estabilidade, a segurança e o desenvolvimento econômico da região, e provocar novas linhas divisórias, bem como um aumento descontrolado nas tensões", afirmou o ministério em comunicado.

Fila de carros no posto de controle de Lachin, que funciona como corredor para pessoas que saem de Nagorno-Karabakh com destino à Armênia, em 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Panorama internacional
Armênia deve estabelecer nova fronteira com Azerbaijão para evitar guerra, diz primeiro-ministro
O órgão acrescentou que a Rússia apela à Armênia para não deixar o Ocidente "enganá-la", já que o governo armênio apenas se beneficia da cooperação que cultiva com Moscou.
"É óbvio que o Ocidente quer transformar a Armênia em um instrumento para a realização dos seus planos extremamente perigosos para o sul do Cáucaso. Sabemos que Washington e Bruxelas — sob promessas efêmeras — procuram a retirada da Armênia da OTSC [Organização do Tratado de Segurança Coletiva, aliança militar criada pela Rússia com vários países pós-soviéticos] e da UEE [União Econômica Eurasiática], a retirada da base militar russa e dos guardas de fronteira [da Armênia]", afirmou o ministério.
Segundo o MRE, o Ocidente continua tentando "destruir" as declarações trilaterais feitas por Rússia, Armênia e Azerbaijão que são a base da normalização entre Armênia e Azerbaijão.

"Moscou continua de prontidão para contribuir de todas as formas possíveis para a tão esperada paz entre o Azerbaijão e a Armênia. A Rússia apela às forças externas para que respeitem os acordos de formato regional 3+3 e insta a Armênia a ter em conta as preocupações dos países vizinhos", acrescentou o ministério.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала