- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan: terremoto coloca em risco abastecimento mundial de semicondutores

© AP Photo / John MinchilloChips semicondutores
Chips semicondutores - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2024
Nos siga no
Diante do maior terremoto desde 1999, que atingiu 7,7 na escala Richter e provocou a morte de pelo menos nove pessoas na última terça-feira (2), a ilha de Taiwan teve boa parte da infraestrutura comprometida. Mais de 800 pessoas ficaram feridas.
Os impactos causados pelo terremoto em Taiwan podem afetar até a produção de semicondutores e, com isso, deixar em risco o abastecimento global. A região abriga a maior empresa de chips do mundo, responsável por atender companhias como Apple e Nvidia.
O alerta foi feito por especialistas após parte do setor ser obrigado a paralisar as atividades por conta de evacuações em regiões inteiras e da necessidade de inspeções na estrutura das empresas.

"Muitas empresas garantiram que vão voltar à atividade, mas muitas outras têm sofrido graves perturbações e podem ter atrasos, de acordo com analistas", relatou a Agência Brasil.

Terremoto em Taiwan deixa ao menos uma pessoa morta e outras 50 feridas (VÍDEO) - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Terremoto em Taiwan deixa ao menos 4 pessoas mortas e mais de 90 feridas (VÍDEO)
Atualmente, a demanda mundial por chips é até 30% maior do que a capacidade de produção, que está concentrada em Taiwan. O desenvolvedor da Datananny e analista da SafeNet Ivan Lindberg disse à Sputnik que o terremoto pode agravar ainda mais a situação.
Só a empresa taiwanesa TSMC produz mais de 50% dos chips do mundo, e a suspensão das atividades vai adiar a produção de celulares, carros elétricos, computadores e outros produtos eletrônicos.

Tremores em Taiwan

Terremotos de magnitude 7,7 e 6,6 foram registrados nas proximidades de Taiwan na manhã de quarta-feira (fuso horário local, noite de terça-feira [2] no horário de Brasília), e tremores foram sentidos nas ilhas de Okinawa e Miyako, no sul do Japão, levando as autoridades a emitirem alertas de tsunami, segundo dados da agência meteorológica do país.
O terremoto de magnitude 7,7 foi registrado às 08h58, horário local, de quarta-feira (20h58 de terça-feira no horário de Brasília), perto da costa leste de Taiwan, em uma "profundidade muito rasa", informou a agência, sem fornecer mais detalhes.
O segundo terremoto foi registrado menos de 15 minutos após o primeiro, às 09h11, horário local (21h11 de terça-feira no horário de Brasília).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала