Por que as bombas FAB-3000 da Rússia podem ser uma 'virada de jogo' no conflito na Ucrânia?

© Foto / Captura de tela/ Ministério da Defesa da RússiaO processo de montagem de bombas FAB-3000 em uma fábrica militar em Nizhny Novgorod
O processo de montagem de bombas FAB-3000 em uma fábrica militar em Nizhny Novgorod - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
A FAB-3000 é uma munição multifuncional que pode destruir diversos alvos, incluindo instalações industriais fortificadas, estruturas subterrâneas e barragens.
As "monstruosas" bombas FAB-3000 de três toneladas da Rússia podem se revelar uma "virada de jogo" no conflito na Ucrânia, disse o ex-analista de inteligência da CIA Larry Johnson ao canal Judging Freedom no YouTube.
Em particular, a Rússia poderia usar a FAB-3000 para destruir pontes, incluindo aquelas sobre o rio Dniepre, disse Johnson.

"Essas bombas FAB de 3.000 quilos são tamanhas que podem realmente destruir essas pontes. E quando você destrói uma ponte, você vai cortar a capacidade da liderança ucraniana de abastecer as tropas que estão a leste do rio Dniepre. Dessa forma, é como cercar o Exército ucraniano sem realmente ter de usar a força militar, com um confronto direto", destacou o ex-analista da CIA.

Ele lembrou que as FAB-3000 são capazes de "abrir buracos em posições defensivas, de modo que os ucranianos não podem mais simplesmente se agachar na trincheira ou em um bunker e tentar esperar os russos passarem".
Suas observações foram feitas depois que Viktor Litovkin, um oficial veterano do Exército soviético e russo e jornalista militar, contou à Sputnik sobre o "enorme efeito destrutivo" da FAB-3000.

"Elas podem atacar pontos fortes e pontos de comando subterrâneos reforçados com concreto. Elas podem penetrar em seus alvos, explodindo e destruindo tudo, incluindo armazéns subterrâneos, sob telhados reforçados com concreto, e assim por diante. É claro que elas também podem atingir pessoal e equipamento militar. São bombas muito poderosas porque causam enorme destruição", destacou Litovkin.

Um tanque Leopard 2 e um veículo de combate Bradley entre vários veículos ucranianos destruídos - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Panorama internacional
Diplomata: Rússia dissipou mito sobre a superioridade das armas e padrões ocidentais na Ucrânia
Equipada com um módulo unificado de planagem e correção (UMPK, na sigla em inglês), a FAB-3000 é uma arma "inteligente" e mortal com alcance afastado, acrescentou.
"A aeronave pode evitar entrar na área de cobertura das defesas antiaéreas inimigas, lançar a bomba e ela voará até o alvo e infligirá danos, cumprindo a sua missão. Estas são as suas vantagens – potência e precisão", disse o observador.
O Ministério da Defesa russo anunciou recentemente o início da produção em massa das bombas aéreas de alto poder explosivo FAB-3000. O anúncio foi feito quando o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, visitou uma fábrica militar, na região de Nizhny Novgorod, que produz armamento que vai desde munições para tanques e artilharia até bombas de várias toneladas lançadas do ar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала