- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mais de 53 mil pessoas fugiram da capital do Haiti em 3 semanas, diz ONU

© AFP 2023 / Thony BelizaireMulher haitiana empurra seu filho pela janela de um ônibus que parte de Porto Príncipe para o interior, em 16 de setembro de 1994
Mulher haitiana empurra seu filho pela janela de um ônibus que parte de Porto Príncipe para o interior, em 16 de setembro de 1994 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Dezenas de milhares de pessoas deixaram a área metropolitana de Porto Príncipe entre 8 e 27 de março, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgadas nesta terça-feira (2).
Mais de 53 mil pessoas fugiram da capital do Haiti em apenas três semanas de março, enquanto o conflito entre poderosas gangues armadas leva medo e destruição aos civis.

O chefe dos Direitos Humanos da ONU, Volker Turk, disse que a escala das violações dos direitos humanos era "sem precedentes na história moderna do Haiti", incluindo "assassinatos, sequestros e violência sexual".

O conflito também impediu o acesso de bens essenciais e de ajuda humanitária à capital. Aliado a isso, o Estado está em grande parte ausente e perdido, ainda procurando um caminho para sair do caos, escreve a Reuters.
Ainda de acordo com a ONU, muitos dos deslocados estão viajando em direção ao sul, rumando para a península do país, que ainda se recupera de um devastador terremoto em 2021. Quase sete em cada dez que deixaram a capital em março já tinham sido deslocados pela violência dos grupos criminosos, afirmou Turk.
Alianças de gangues poderosas estão tentando assumir partes da capital que ainda não controlam e declararam guerra ao governo de facto, cujo primeiro-ministro, Ariel Henry, havia anunciado a sua demissão em 11 de março, enquanto estava preso nos Estados Unidos.
Pedestres caminham em uma rua vazia perto da Catedral destruída pelo terremoto em Porto Príncipe, Haiti. 25 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2024
Panorama internacional
Haiti: intensos tiroteios próximos ao Palácio Nacional, na capital, deixam vários mortos, diz mídia
Esperava-se inicialmente que o premiê fosse substituído poucos dias após o anúncio, por um conselho presidencial de transição formado por representantes de partidos políticos e grupos da sociedade civil apresentados por líderes regionais na Jamaica.
Mas três semanas depois, a instalação do conselho ainda não ocorreu, em meio a lutas internas entre facções, ameaças e demissões.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала