- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Estamos marcando um gol de bicicleta no RJ', diz Lula em inauguração de sede do IMPA Tech (VÍDEO)

© Sputnik / Lucas MoraisO presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração da sede do IMPA Tech no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de abril de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração da sede do IMPA Tech no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.04.2024
Nos siga no
Especiais
Em sua décima agenda no estado do Rio de Janeiro em apenas dois meses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou com ministros e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), nesta terça-feira (2), do lançamento da sede do IMPA Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Cumprindo a promessa de reforçar os compromissos com lideranças políticas em todo o Brasil, o presidente Lula participa de uma extensa agenda de compromissos no Rio. Durante a manhã, Lula esteve na Zona Portuária da capital para inaugurar o primeiro curso de graduação do IMPA, que vai atender 400 alunos da rede pública do país, além de oferecer bolsa e moradia aos estudantes no entorno da estrutura.
Junto com ministros e uma turma de cerca de 50 alunos da instituição, Lula ressaltou a importância do investimento em educação no país. Durante discurso, o presidente disse que criou, ainda no fim do seu primeiro mandato, a Olimpíada Brasileira de Matemática.
"E eu ouvi centenas de argumentos que me diziam que aluno de escola pública não ia fazer a olimpíada da matemática, não teria um interesse. E eu resolvi aceitar o desafio da professora Sônia Cruz, que na época era a coordenadora do IMPA e […] começava a criar o grupo da olimpíada da matemática, e fizemos a primeira inscrição em escola pública em 2005, quando se apresentaram 10 milhões de estudantes. Então estava desmistificada a ideia de que as crianças da escola pública não iriam participar da olimpíada. Em 2007, se inscreveram 18 milhões de crianças. E hoje nós temos a maior olimpíada de matemática do mundo", afirmou.
Lula ainda destacou a necessidade de criar estruturas para que o país tenha uma mão de obra de qualidade e, com isso, ajude a mudar a vida da população.

"É por isso que eu sou fanático por educação. Não é admissível que o presidente da República ou o Governo do Estado veja no jornal a matéria em que 480 mil crianças desistiram do ensino médio porque tinham que ajudar no orçamento familiar. Porque se essa criança parar de estudar, qual será o destino dela? Onde ela vai se empregar?", questionou.

Para o presidente, nunca houve um momento na história em que o negacionismo e a disseminação de informações falsas estiveram tão fortes como atualmente. "Então, se a gente não investir na educação, a gente está dando de graça para os negacionistas, para o crime organizado os nossos filhos. Então tem que ter um caminho", afirmou.
Conforme o petista, entre 1909 e 2003 o Brasil contava com apenas 140 escolas técnicas, número que em pouco mais de 20 anos saltou para 782, com a promessa de chegar a mil nos próximos anos.
"Não é motivo de orgulho que um país do tamanho do Brasil tenha menos estudantes na universidade proporcionalmente do que o Chile. Não é motivo de orgulho que o nosso país tenha proporcionalmente menos estudantes na universidade do que a Argentina. Não é motivo de orgulho a gente saber que a Argentina, em 1918, havia feito a sua primeira reforma universitária, e que o Brasil não tinha a sua primeira universidade", frisou.
Tudo isso, aponta Lula, mostra o atraso brasileiro no setor da educação e a dimensão do desafio.

"Durante muitas décadas e muitos séculos, a elite que dirigia esse país não imaginava que filho de pobre tinha que estudar, já mandava os seus para Madri, Londres. E nós queremos que o nosso jovem estude aqui, seja um mestre aqui, seja um doutor aqui, seja um senhor aqui, porque o Brasil definitivamente quer deixar de ser um país pobre."

Gol de bicicleta

Conhecido por suas analogias esportivas, Lula comparou a cerimônia de inauguração da nova estrutura a uma das jogadas mais admiradas do futebol, o gol de bicicleta, criada por Leônidas da Silva.
"Vocês sabem que o gol mais bonito de futebol é o gol de bicicleta. O gol de bicicleta nunca fica feio. Em qualquer época que marcam o gol de bicicleta, ele é o mais bonito do jogo. E a bicicleta passou a ser o gol sempre mais importante."

"Por isso hoje nós estamos marcando umo gol de bicicleta no Rio de Janeiro", disse o presidente.

Discurso que usou inteligência artificial

Já o prefeito Eduardo Paes, que abriu a cerimônia, leu um discurso sobre a importância da obra no Porto Maravilha, novo setor de desenvolvimento do Rio que tem recebido vários investimentos públicos e privados no último ano, feito por inteligência artificial. A ideia era ressaltar a importância da tecnologia e da necessidade de capacitação dos jovens brasileiros.

"Portanto, agradeço à inteligência artificial e à minha inteligência nessa parte do discurso que eu acabei de ler, para que a gente tenha clareza e compreensão do que nós estamos fazendo aqui neste momento, da importância desses jovens representados aqui", afirmou.

Em mais um afago a Lula, o prefeito lembrou da importância que a capital fluminense tem recebido ao longo da gestão federal.
"O Rio de Janeiro também é conhecido de muitas formas. Somos a Cidade Maravilhosa, já fomos capital da Colônia, do Império e da República. Neste ano somos a capital do G20, queremos nos tornar também a capital da inovação da América Latina. Isso que a gente tem aqui hoje começou lá atrás, na derrubada da Perimetral [antigo elevado da Zona Portuária do Rio], e o governo federal, até com o presidente Lula, estava ao nosso lado. Essa é a grande diferença de ter um presidente forte pelo Rio e que ama o Rio de Janeiro".
Já durante a tarde, o presidente Lula segue para Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para acompanhar o início das obras de dragagem do canal de São Lourenço, na baía de Guanabara.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала