- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Polícia Federal utiliza acelerador de partículas para rastrear ouro ilegal em reservas indígenas

© Foto / Divulgação / Polícia FederalOperação conjunta envolvendo a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Nacional da Colômbia desmobiliza garimpo ilegal de ouro na fronteira entre o Brasil e a Colômbia. 4 de dezembro de 2023
Operação conjunta envolvendo a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Nacional da Colômbia desmobiliza garimpo ilegal de ouro na fronteira entre o Brasil e a Colômbia. 4 de dezembro de 2023  - Sputnik Brasil, 1920, 31.03.2024
Nos siga no
A Polícia Federal (PF) tem adotado a tecnologia de acelerador de partículas para combater a extração ilegal de ouro em terras indígenas no Brasil, publicou a mídia brasileira.
Utilizando a tecnologia de ponta do superlaboratório Sirius, os agentes estão em busca do "DNA do ouro", uma identificação para rastrear amostras que podem ter sido extraídas ilegalmente, incluindo crimes cometidos em por invasores em territórios originários.
A operação, que ocorre em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) em Campinas (SP), concentra-se na análise de 57 amostras de ouro, muitas das quais suspeitas de serem de origem ilícita.
O diretor-geral do CNPEM, Antônio José Roque da Silva, explicou ao portal G1 que o ouro carrega impurezas de maneira distinta, dependendo de sua origem, e que o Sirius tem a capacidade de identificar essas características com precisão, fornecendo informações sobre o local de origem do metal.
Exército e PF combatem extração ilegal de ouro em terras indígenas - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2023
Notícias do Brasil
Exército e PF combatem extração ilegal de ouro em terras indígenas
Segundo o Instituto Escolhas, uma organização dedicada à investigação de atividades ilegais relacionadas ao ouro, até 54% da produção nacional pode ser de origem ilegal.
Os resultados dessas análises serão comparados com o banco de dados do Banpa, criado pela Polícia Federal em 2021, para aumentar a precisão na identificação da origem do ouro. Os peritos da PF destacam que essa abordagem melhorará significativamente a qualidade dos dados gerados nos laudos, possibilitando uma análise mais eficaz.
Além disso, a expectativa é desenvolver um sistema que permita identificar a origem do ouro mesmo após processos como fundição e fabricação de joias, aumentando ainda mais a eficácia do combate ao comércio ilegal.
A extração ilegal de ouro é um problema crescente no Brasil, com a área dos garimpos dobrando de tamanho na Amazônia entre 2012 e 2022. O uso de máquinas pesadas, legislação conivente e a valorização do preço do ouro são principais impulsionadores desse aumento.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала