Pesquisadores confirmam existência de poderoso Estado judaico na Crimeia medieval

© Foto / Instituto de Arqueologia da Crimeia da Academia de Ciências da RússiaVista geral de túmulo cazariano na península da Crimeia
Vista geral de túmulo cazariano na península da Crimeia - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Estudos realizados na península desenterraram itens do século VIII pertencentes ao Canato Cazar, ou Cazária. Eles lutavam pela influência regional com o Império Bizantino.
Cientistas encontraram enterros na Crimeia e concluíram que eles pertencem aos cazares, um povo nômade que habitou vastos territórios no sul da atual Rússia no início da Idade Média, e que é a primeira evidência arqueológica da presença do Canato Cazar na Crimeia.
No século VII, a tribo turca dos cazares fundou o canato no norte do Cáucaso, entre os mares Negro e Cáspio, onde o judaísmo acabaria se tornando a religião oficial. Durante seu auge, eles e seus tributários controlavam grande parte do que hoje é o sul da Rússia, o oeste do Cazaquistão, o leste da Ucrânia, o norte e uma parte significativa do sul do Cáucaso e o norte do Cáucaso.
Fontes escritas contam que, no século 8, logo após os hunos destruírem o Império Romano Ocidental, a Crimeia foi ocupada pelos cazares, que competiam com o Império Romano Oriental, ou Império Bizantino, pelo direito de influenciar a península.
© Foto / Instituto de Arqueologia da Crimeia da Academia de Ciências da RússiaEnterro em um dos túmulos cazarianos na península da Crimeia
Enterro em um dos túmulos cazarianos na península da Crimeia - Sputnik Brasil, 1920, 30.03.2024
Enterro em um dos túmulos cazarianos na península da Crimeia
Os túmulos, encontrados em 2021 nas proximidades da cidade de Simferopol, no centro da península, pertenciam à aristocracia cazariana, confirmam cientistas do Instituto de Arqueologia da Crimeia da Academia de Ciências da Rússia, que acrescentam que as estepes da Crimeia eram percorridas por cazares nômades, incluindo sua aristocracia. Eles mantinham relações amigáveis com o Império Bizantino até a década de 860.
"Infelizmente, os túmulos medievais próximos aos arredores de Simferopol foram roubados várias vezes desde o século VIII. Entretanto, até mesmo os fragmentos preservados de armaduras e equipamentos equestres nos permitem falar da riqueza do inventário de sepultamentos. Com base em outros locais de sepultamento escavados no Volga e no Don, podemos imaginar como esse inventário poderia ser", contou Vadim Maiko, diretor do Instituto de Arqueologia da Crimeia da Academia de Ciências da Rússia.
Assim, a estrutura interior desenterrada foi construída com pedra cinzelada, cujos afloramentos são encontrados nas proximidades. A pedra foi unida com rolos de terra, morteiro de argila e terra em massa, e não foi usada nenhum morteiro de ligação especial. Segundo os arqueólogos, a construção provou ser bastante forte.
Ele acrescenta que os cazares controlavam claramente a fronteira cazar-bizantina. O controle bem-sucedido dessa fronteira, que coincidiu com o período de ouro do canato, era muito importante para o Estado cazariano, acreditam os pesquisadores.
Os cientistas ainda não descobriram como e por que o alto comando dos nômades cazares foi parar na Crimeia no terceiro quarto do século VIII.
No entanto, cronistas bizantinos e árabes relatam uma forte aliança política firmada entre o Império Bizantino e a Cazária para combater a expansão do califado árabe no segundo quarto desse século.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.