- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia declara funcionário da Embaixada da Moldávia 'persona non grata'

© Sputnik / Aleksey NikolskyiFachada da Embaixada da Moldávia em Moscou
Fachada da Embaixada da Moldávia em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2024
Nos siga no
Ministério das Relações Exteriores russo afirma que a decisão foi tomada em resposta a uma medida semelhante adotada pela Moldávia.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia comunicou nesta sexta-feira (29) que convocou o embaixador da Moldávia em Moscou para informar que declarou um funcionário da Embaixada da Moldávia "persona non grata".
O ministério afirmou que agiu em resposta ao que classificou como "decisão infundada" tomada pela Moldávia no dia 19 de classificar um funcionário da Embaixada da Rússia em Chisnau "persona non grata", além de proibir a participação da delegação russa na 34ª sessão da Conferência Regional da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a Europa, que ocorrerá em Chisinau, entre os dias 14 e 17 de maio.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em seu briefing semanal em Moscou, em 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Panorama internacional
Presidente da Moldávia está usando a lei para fins políticos e intimidar oponente, diz MRE russo

"O chefe da missão diplomática da Moldávia expressou um forte protesto em relação à decisão infundada tomada pelo lado moldavo em 19 de março de declarar 'persona non grata' um funcionário da Embaixada da Rússia em Chisinau, bem como de proibir a entrada da delegação russa. A Moldávia participará da 34ª sessão da Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a Europa, que terá lugar em Chisinau de 14 a 17 de maio", diz o comunicado.

Ademais, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que comunicou ao embaixador da Moldávia que seu país "abusa do status de anfitrião do evento e politiza abertamente as atividades da FAO", e que "tal arbitrariedade das autoridades moldavas viola flagrantemente seu compromisso de garantir a participação igual para todos os países membros da ONU no evento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала