- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Opositores de Maduro estão 'abrigados' em embaixada argentina em Caracas, informa Buenos Aires

© AP Photo / Natacha PisarenkoPresidente da Argentina, Javier Milei, durante evento que marcou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Buenos Aires, 26 de janeiro de 2024
Presidente da Argentina, Javier Milei, durante evento que marcou o Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto. Buenos Aires, 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
O governo argentino informou nesta terça-feira (26) que abriga em sua embaixada em Caracas dirigentes opositores que solicitaram asilo diplomático ao manifestar ao governo de Nicolás Maduro sua preocupação com a suposta situação de perseguição e assédio de figuras políticas no país.

"A República Argentina […] recebeu os líderes políticos da oposição na residência oficial da embaixada argentina em Caracas", afirma o comunicado do Gabinete da Presidência de Javier Milei na plataforma X.

Manifestante da oposição agita bandeira venezuelana em frente aos escritórios administrativos da petroleira estatal venezuelana PDVSA, em Caracas, Venezuela (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Panorama internacional
Brasil e Colômbia citam 'preocupação' com eleição na Venezuela; Caracas rebate: 'Intervencionistas'
Ainda de acordo com o governo argentino, houve corte no fornecimento de energia à embaixada do país na capital venezuelana.
O texto afirma que a decisão argentina conta com "respaldo da inviolabilidade consagrada no artigo 22 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas, da qual Argentina e Venezuela são signatárias".
A nota também alerta a Caracas que evite "qualquer ação deliberada que coloque em perigo a segurança do pessoal diplomático argentino e dos cidadãos venezuelanos sob proteção".
Mais cedo, os ministérios das Relações Exteriores brasileiro e colombiano lançaram notas declarando preocupação com o processo eleitoral na Venezuela. Em resposta, Caracas chamou o comunicado do Itamaraty de "cinzento" e que parecia ter sido escrito "pelo Departamento de Estado dos EUA".
Em nota publicada no site do Itamaraty, a chancelaria brasileira disse que "esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas […], o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país".
Segundo o ministro das Relações Exteriores brasileiro, a candidata da oposição indicada pela Plataforma Unitaria Democrática (PUD), "sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de se registrar, o que não é compatível com os acordos de Barbados".
As eleições na Venezuela estão marcadas para 28 de julho.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала