- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Em parceria com a França, Lula anuncia programa para investir R$ 5,4 bilhões na Amazônia

© Foto / Divulgação / Ricardo StuckertOs presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Emmanuel Macron (França) durante visita à Amazônia brasileira
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) e Emmanuel Macron (França) durante visita à Amazônia brasileira - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, revelaram um programa conjunto destinado a investir 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,4 bilhões) na bioeconomia da Amazônia brasileira e da Guiana Francesa, território ultramarino da França na América do Sul.
O investimento no bioma amazônico, programado para os próximos quatro anos, será uma colaboração entre bancos públicos brasileiros e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com previsão de participação do setor privado.
O plano delineado pelos dois governos inclui diversos componentes-chave, como diálogo entre as administrações francesa e brasileira sobre os desafios da bioeconomia, parceria técnica e financeira com bancos públicos brasileiros e nomeação de coordenadores especiais para empresas inovadoras em bioeconomia.
Além disso, está prevista a criação de um novo acordo científico entre a França e o Brasil, operado pelo Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD, na sigla em francês) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e a formação de um hub de pesquisa, investimento e compartilhamento de tecnologias para a bioeconomia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2024
Notícias do Brasil
Exclusivo: Amazônia de fora? Recife, RJ e SP entram na 'disputa' para sediar a COP30
Os dois países também afirmaram o envolvimento das comunidades locais na tomada de decisão dos investimentos e anunciaram um grande plano de investimento global, público e privado, para a bioeconomia, promovido no âmbito da presidência brasileira do G20.
Os investimentos se concentrarão em ações de conservação e manejo sustentável das florestas, tecnologias baseadas em recursos biológicos, capacitação e criação de empregos, e manejo sustentável das florestas e da biodiversidade.
Sobre o mercado de carbono, ambos os governos defenderam altos padrões para seu estabelecimento, visando remunerar os países florestais que investem na restauração de sumidouros naturais, conforme previsto no Acordo de Paris.
 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cúpula Virtual Extraordinária do BRICS, 11 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Notícias do Brasil
Lula envia carta a Putin o cumprimentando por sua reeleição
Lula e o líder do governo francês solicitaram a finalização das negociações para esse mercado o mais rápido possível, destacando que o comércio de crédito de carbono pode viabilizar o financiamento de projetos ambiental e socialmente responsáveis.
Os presidentes também se comprometeram a promover parcerias globais para financiar a proteção das florestas tropicais e da biodiversidade, incluindo novos instrumentos de financiamento.
França e Reino Unido propuseram que o Brasil indique um novo membro para o Painel Internacional de Créditos de Biodiversidade, visando fortalecer os esforços para incentivar o financiamento da proteção e restauração da biodiversidade pelo setor privado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала