- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Bélgica propõe maximizar uso de lucros de ativos russos, mas França e Alemanha se opõem, diz mídia

© AP Photo / Petros GiannakourisGuarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada pelos manifestantes em Atenas, 1º de maio de 2013
Guarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada pelos manifestantes em Atenas, 1º de maio de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2024
Nos siga no
Os líderes da UE concordaram na quinta-feira (21) em trabalhar em um plano que poderia permitir-lhes usar os rendimentos dos ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia dentro de alguns meses. Plano que Moscou já classificou como "roubo".
A União Europeia poderá estar pronta para utilizar o primeiro bilhão de euros de lucros em ativos russos para a Ucrânia já no início de julho, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na quinta-feira.
A Bélgica seria a favor do uso de títulos garantidos pelos lucros gerados por ativos russos congelados para maximizar seu impacto, disse seu primeiro-ministro Alexander De Croo nesta sexta-feira (22), mas admitiu que ainda não convenceu seus pares do bloco europeu.
A ideia é bastante diferente da utilização de obrigações, uma vez que os Estados-membros trabalharão em uma proposta que veria os lucros canalizados para um fundo gerido pela UE para a compra de armas.

"Essa é a maneira de alavancar os lucros que você tem hoje", disse De Croo, citado pela Reuters.

Vários diplomatas da UE confirmaram que a ideia dos títulos belgas foi lançada, mas poderá ter dificuldades em ganhar força, uma vez que o Banco Central Europeu, a Alemanha e a França expressaram a sua oposição, disse um diplomata à mídia.
"Acredito que o que faremos é usá-lo [o dinheiro] diretamente e não para desenvolver novos veículos agora. De qualquer forma, isso não desempenhou um papel nos debates aqui", afirmou o chanceler alemão, Olaf Scholz.
Uma das torres do Kremlin de Moscou, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Panorama internacional
Kremlin: Rússia retaliará de acordo com seus interesses se UE usar lucros de ativos para armar Kiev
O diplomata do bloco europeu disse: "É um balão de teste belga [...] os belgas já o lançaram antes, mas não obteve muita força até agora." Segundo a mídia, Washington também pressiona por uma ideia semelhante. "Não é algo que nos interesse", afirmou o diplomata.

"Os americanos estão a pressionar isto, mas é totalmente por causa do Congresso", acrescentou.

Ao abrigo do atual plano da UE, as receitas provenientes dos ativos, tais como pagamentos de juros, seriam encaminhados ao Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, um fundo extra orçamental que fornece ajuda militar a países fora da UE e tem sido utilizado principalmente para a Ucrânia.
O Kremlin disse na sexta-feira (22) que os departamentos jurídicos dos bancos ocidentais compreendiam as "consequências catastróficas" que se seguiriam caso a UE prosseguisse com os planos de confiscar ativos russos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала