- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Assembleia Geral da ONU adota a 1ª resolução sobre inteligência artificial

© AP Photo / Adam RountreeArquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005
Arquivo: as bandeiras dos países-membros tremulam do lado de fora do prédio da Assembleia Geral na sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA, 13 de setembro de 2005 - Sputnik Brasil, 1920, 22.03.2024
Nos siga no
As grandes mudanças tecnológicas e a criação de sistemas de inteligência artificial (IA) para fins comerciais já suscitaram grandes preocupações devido aos perigos que a IA pode representar para a democracia e o mercado de trabalho.
A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) endossou oficialmente a primeira resolução internacional que incentiva os países a promover a segurança, a proteção e a confiabilidade dos sistemas de IA.
O projeto de resolução liderado pelos EUA foi copatrocinado por mais de 120 países. A AGNU também enfatizou o "respeito, proteção e promoção dos direitos humanos" no projeto, para o desenvolvimento e implementação da IA.
Esta resolução faz parte de um novo esforço dos Estados-membros da ONU para estruturar a trajetória do desenvolvimento da IA, à medida que aumentam as preocupações sobre o seu potencial uso na obstrução de processos democráticos, que ampliam as atividades fraudulentas e provocando obstáculos significativos.
Em novembro de 2023, os EUA, o Reino Unido e outros países revelaram o acordo multinacional pioneiro que define medidas para proteger a IA de intervenientes maliciosos. Eles defenderam que as empresas criassem sistemas de IA com recursos de segurança integrados.
Empresa de tecnologia em lançamento de produtos alimentados por inteligência artificial para uso em computadores e aplicativos. Nova York, EUA, 14 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.02.2024
Panorama internacional
Daqui a 1-2 anos, China pode igualar desenvolvimento dos EUA em inteligência artificial, diz mídia
Embora a União Europeia (UE) tenha tomado medidas para chegar a um acordo provisório — através da Lei de Inteligência Artificial — após duras negociações entre governos e membros do Parlamento Europeu para regular a tecnologia, os EUA enfrentam obstáculos em meio à polarização política no Congresso.
A assembleia admitiu os desequilíbrios no avanço tecnológico entre as nações, destacando os distintos obstáculos enfrentados pelos países em desenvolvimento para acompanhar a rápida inovação. O órgão apelou aos membros e às partes interessadas da ONU para que se envolvam ativamente e ajudem as nações em desenvolvimento a alcançar um acesso inclusivo e justo à tecnologia, reduzindo o fosso digital e melhorando a integração digital de suas sociedades nos mais diversos âmbitos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала