DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientistas rejeitam o 'Antropoceno': impacto humano é insignificante na história do planeta Terra

© Foto / Serviço Geológico dos Estados UnidosNesta imagem aérea divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, o vulcão Mauna Loa é visto em erupção a partir de aberturas na zona nordeste da fenda, na Ilha Grande do Havaí, 28 de novembro de 2022
Nesta imagem aérea divulgada pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, o vulcão Mauna Loa é visto em erupção a partir de aberturas na zona nordeste da fenda, na Ilha Grande do Havaí, 28 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2024
Nos siga no
Os estudiosos decidiram não atualizar a cronologia histórica do nosso planeta sob o argumento que o impacto da atividade humana na Terra é insignificante em comparação com a sua história de 4,6 bilhões de anos.
A União Internacional de Ciências Geológicas rejeitou a controversa designação para a época atual da história da Terra como o Antropoceno ou era Humana.
A decisão foi tomada por votação do comitê do órgão global de geologia, composto por cerca de 24 acadêmicos, em fevereiro.
Isto resolveu a disputa de 15 anos sobre se a atividade humana desde a década de 1950 mudou o clima da Terra e outros sistemas o suficiente para justificar a declaração de uma nova era na sua evolução geológica.
Mas o presidente do comitê, dr. Jan A. Zalasiewicz, e o vice-presidente, dr. Martin J. Head, exigiram que a votação fosse invalidada, alegando que nem todas as evidências foram avaliadas. Para além disso, cientistas também alegaram que alguns membros da comissão não eram elegíveis para votar porque tinham ultrapassado os limites de seu mandato.
No entanto, a comissão executiva do sindicato confirmou a votação em comunicado divulgado na quarta-feira (20), o que significa que a época atual continua sendo o Holoceno, que começou há cerca de 11.700 anos.

"A decisão científica é clara e os especialistas não veem qualquer valor em acrescentar uma nova época ao registro geológico", disse o presidente da União Internacional de Ciências Geológicas, John Ludden, ao jornal The New York Times.

A era Holoceno marca um período de rápida expansão, desenvolvimento e influência da humanidade em todo o mundo. Abrange toda a história humana, desde a época dos registros escritos até aos avanços tecnológicos, à ascensão das civilizações e à mudança generalizada em direção à urbanização que vemos hoje.

Jabuticaba Sem Caroço #282 - Sputnik Brasil, 1920, 28.12.2023
Jabuticaba Sem Caroço
Enchentes, seca, ciclones e queimadas: um ano de descontrole ambiental
Head lamentou a oportunidade perdida de reconhecer formalmente o impacto humano no planeta desde meados do século XX — um conceito central para a teoria do aquecimento global antropogênico (AGW, na sigla em inglês) ou das alterações climáticas provocadas pelo homem. Mas o cientista disse que a designação proposta de Antropoceno continuaria a ser usada nos círculos científicos e sociais para descrever o impacto da humanidade na Terra.

A era do Antropoceno é uma época geológica sugerida que data do início do impacto humano na paisagem, nos corpos d'água e nos ecossistemas da Terra.

A rejeição do Antropoceno reflete, por enquanto, a cautela de muitos geólogos sobre a idade proposta ser ainda jovem quando comparada com a idade de 4,6 bilhões de anos do planeta.
Os resultados são "um sinal de que o sistema não está equipado para lidar com o presente, nem com a taxa de mudança que ocorre atualmente em nosso planeta", observou o dr. Brad E. Rosenheim, presidente da Divisão de Geocronologia da Sociedade Geológica dos Estados Unidos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала