- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia sobre satélites de Musk para inteligência dos EUA: 'Novos mecanismos para mudar governos'

© Chandan KhannaO empresário e piloto bilionário norte-americano Jared Isaacman voa em formação a bordo de um caça a jato sobre a espaçonave SpaceX Starship, antes de seu terceiro vôo de teste da Starbase em Boca Chica, Texas, em 13 de março de 2024
O empresário e piloto bilionário norte-americano Jared Isaacman voa em formação a bordo de um caça a jato sobre a espaçonave SpaceX Starship, antes de seu terceiro vôo de teste da Starbase em Boca Chica, Texas, em 13 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
No sábado (16), foi anunciado que a SpaceX está construindo uma rede de centenas de satélites espiões sob um contrato confidencial com uma agência de inteligência dos Estados Unidos, disseram cinco fontes familiarizadas com o programa.
Os planos mostram a extensão do envolvimento da SpaceX nos projetos militares e de inteligência dos EUA e ilustram um investimento mais profundo do Pentágono em vastos sistemas de satélites em órbita baixa da Terra, destinados a apoiar as forças terrestres.
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que os possíveis planos de Musk para a rede de satélites espiões criam riscos à segurança das operações espaciais.
"Compreendemos que desta forma os países da OTAN estão testando novos mecanismos para provocar convulsões internas e mudar governos [...]. Falando na linguagem jurídica internacional - estão a ser criados sérios riscos para a segurança das operações espaciais e das atividades espaciais sustentáveis ​​e de longo prazo", afirmou Zakharova durante um briefing nesta quarta-feira (20).
Na visão da chancelaria russa, a ação "está realmente repleta de consequências negativas para numerosos processos socioeconômicos que dependem diretamente das tecnologias espaciais".
Lançamento de satélite da SpaceX (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 17.03.2024
Panorama internacional
Mídia: SpaceX de Musk está construindo rede de satélites espiões para inteligência dos EUA
De acordo com a Reuters, os satélites podem rastrear alvos no terreno e compartilhar esses dados com a inteligência e autoridades militares dos EUA.
Em princípio, isso permitiria ao governo norte-americano capturar rapidamente imagens contínuas de atividades no terreno em quase qualquer lugar do globo, ajudando a inteligência e as operações militares.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала