- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Primeiro-ministro da Índia cobra de Zelensky solução pacífica para conflito na Ucrânia

© Sputnik / Grigory SysoevO primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discursa na 15ª Cúpula do BRICS em Joanesburgo. África do Sul, 22 de agosto de 2023
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, discursa na 15ª Cúpula do BRICS em Joanesburgo. África do Sul, 22 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
Em conversa telefônica nesta quarta-feira (20) com Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, defendeu uma solução pacífica para o conflito no país. Apesar de acumular derrotas e perdas militares nos últimos meses, o regime de Zelensky insiste em não iniciar conversas pela paz na região.

"O primeiro-ministro reiterou a abordagem centrada nas pessoas da Índia e defendeu o diálogo e a diplomacia como meio de avançar. Ele enfatizou que a Índia apoia todos os esforços para uma resolução rápida e pacífica de todas as questões entre os países", informou o serviço de imprensa do chefe do governo indiano.

Além disso, Narendra Modi acrescentou que a Índia, parceira da Rússia no BRICS, vai fazer "tudo o que estiver ao seu alcance" para apoiar uma solução pacífica para o conflito.
A operação militar especial russa foi anunciada em fevereiro de 2022 e tem como principais objetivos a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho, que nas últimas décadas viu o crescimento de movimentos extremistas.
Modi e Zelensky também discutiram maneiras de fortalecer ainda mais a parceria entre a Índia e a Ucrânia em diversos campos e concordaram em permanecer em contato, disse o serviço de imprensa.
Bandeiras da China são vistas hasteadas no Grande Salão do Povo em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Panorama internacional
China expressa esperança nos esforços de desescalada em contraste aos planos de Macron na Ucrânia

China também anuncia esforços pela paz

A publicação norte-americana Politico informou na última segunda-feira (18) que a China está tentando convencer a Europa de que a Rússia deve estar presente nas negociações de paz na Ucrânia. Caso contrário, segundo fontes ouvidas pela mídia, Pequim vai boicotar os encontros.
"A China está tentando convencer a Europa a permitir que a Rússia tenha um lugar à mesa para futuras conversas de paz, potencialmente na Suíça — ou Pequim boicotará tais reuniões", disse o Politico.
A mensagem teria sido transmitida de forma clara durante a viagem europeia do representante especial chinês para assuntos euroasiáticos, Li Hui, afirmaram as fontes.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала