- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Índia e EAU assinam acordo para corredor comercial transcontinental que ligará Europa à Ásia

© Foto / Twitter / ReproduçãoNarendra Modi e Mohamed bin Zayed al Nahyan em 13 de fevereiro de 2024
Narendra Modi e Mohamed bin Zayed al Nahyan em 13 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
Índia e Emirados Árabes Unidos (EAU) assinaram pacto para um corredor comercial que visa conectar a Europa à Índia através de partes do Oriente Médio por via marítima e ferroviária.
O anúncio feito nesta terça-feira (13) e alcançado durante uma visita do primeiro-ministro Narendra Modi ao estado do Golfo, foi divulgado em comunicado do Ministério das Relações Exteriores indiano, embora poucos detalhes sobre o que as partes tinham acordado tenham sido tornados públicos.
O corredor, anunciado em setembro passado à margem da cúpula do G20 em Nova Deli, pretende estender-se da Índia através do mar da Arábia até aos Emirados Árabes Unidos e através da Arábia Saudita antes de se ligar à Europa através da Jordânia e de Israel, escreve a Reuters.

"Isto se baseia em entendimentos e cooperação anteriores sobre esta matéria e promoveria a cooperação entre a Índia e os EAU, promovendo a conectividade regional", afirmou a declaração do ministério citada pela agência britânica.

Modi encontrou-se com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed al Nahyan, a quem o líder indiano frequentemente se refere como seu irmão.
Esta é a sétima visita de Modi ao estado do Golfo desde que se tornou primeiro-ministro, há quase uma década, fortalecendo os laços com um dos principais parceiros comerciais da Índia.
Os dois países também assinaram um tratado bilateral de investimento e trocaram acordos de cooperação que abrangem a interconexão elétrica, o comércio e a infraestrutura digital, diz a mídia.
"Hoje, a nossa região atravessa um momento difícil, mas devido à nossa relação com vocês, estamos construindo muita esperança e ansiosos por um futuro com a Índia que esteja à altura das nossas ambições", disse Mohamed.
O acordo parece sinalizar que ambos os Estados estão avançando com o plano para estabelecer o corredor, o que pode minar a cintura de infraestruturas comerciais globais e a estratégia de conectividade rodoviária da China, analisou a mídia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала