- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do México sobre lei anti-imigração do Texas: 'Se pretendem deportar, não aceitaremos'

© AP Photo / Marco UgarteO presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante sua coletiva de imprensa diária no Palácio Nacional. Cidade do México, 14 de novembro de 2022
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, durante sua coletiva de imprensa diária no Palácio Nacional. Cidade do México, 14 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.03.2024
Nos siga no
Para o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, a nova legislação aprovada no estado norte-americano do Texas que permite a forças de segurança locais deterem pessoas migrantes irregulares é "draconiana". Além disso, Obrador diz que a lei viola os direitos humanos e é "anticristã". Declaração foi dada nesta quarta-feira (20).
"Estamos contra esta lei draconiana. Ela é completamente oposta, contrária aos direitos humanos. Uma lei desumanizada, anticristã, injusta, violadora de preceitos, de normas da convivência humana, não apenas do direito internacional, mas da Bíblia", defendeu em conferência de imprensa.
Conforme o presidente mexicano, a legislação ainda é inadmissível sob o ponto de vista judicial, já que só poderia ser aprovada pelos parlamentares federais.
"Se pretendem deportar, não aceitaremos as deportações do governo do Texas e não ficaremos de braços cruzados", assegurou. López Obrador acrescentou que a administração mexicana vai estudar quais passos seguir para derrubar o texto judicialmente.
Migrantes em travessia de barco na região de Darién, que conecta a América do Sul à América Central. Colômbia, 7 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.11.2023
Panorama internacional
Relatório revela estrutura criminal em rota de migração para os EUA a partir da selva colombiana

Luz verde na Suprema Corte

Na última terça-feira (19), a Suprema Corte dos Estados Unidos deu luz verde para a entrada em vigor da lei aprovada no Texas. Com a regulamentação, a polícia local pode tanto prender quanto deportar os imigrantes.
O governo do México, por sua vez, "reitera seu direito legítimo de proteger os direitos de seus nacionais nos Estados Unidos e de estabelecer suas próprias políticas de entrada em seu território", afirmou a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) em comunicado.
Além disso, a chanceler mexicana, Alicia Bárcena, afirmou que "a proteção e o apoio aos nossos compatriotas são a prioridade". Horas mais tarde, o Tribunal de Apelações do 5º Circuito dos EUA anulou a decisão, que será discutida em 20 de março, para determinar se a lei poderá continuar ou não.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, dá o grito característico do início das comemorações do Dia da Independência - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Panorama internacional
México: polêmica de López Obrador com mídia norte-americana impacta campanhas presidenciais
O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, tem tentado impedir a aplicação da lei e já havia instado os juízes a bloqueá-la, ao argumentar que é uma "intrusão sem precedentes na aplicação da lei federal de imigração".
A migração irregular atingiu níveis recordes nos últimos três anos. Só no ano passado, cerca de 3,2 milhões de estrangeiros foram detidos por agentes da Patrulha de Fronteira sem documentação para entrarem no país. Já em 2022, foram 2,7 milhões, contra 1,6 milhão em 2021 e 400.650 em 2020.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала