- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Apagão de 10 horas atinge 35 mil moradores e hospitais no Centro de São Paulo

© Foto / Rovena Rosa / Agência BrasilEstabelecimento sem fornecimento de energia elétrica; Centro de São Paulo sofreu apagão nesta segunda-feira
Estabelecimento sem fornecimento de energia elétrica; Centro de São Paulo sofreu apagão nesta segunda-feira  - Sputnik Brasil, 1920, 19.03.2024
Nos siga no
Um apagão de quase dez horas atingiu cerca de 35 mil moradores e frequentadores do Centro da cidade de São Paulo nesta segunda-feira (18).
Diversos bairros da região ficaram às escuras, no incidente que afetou residências e estabelecimentos comerciais e de saúde locais.
A Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na capital paulista, apontou que uma falha na rede subterrânea foi a causa do apagão.
Segundo a empresa, uma escavação realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), atingiu acidentalmente cabos da rede elétrica, provocando a interrupção do fornecimento de energia.
No entanto, conforme publicou o portal G1, a empresa negou a responsabilidade pela falha na obra.
Hospitais como a Santa Casa e o Hospital Santa Isabel enfrentaram sérias dificuldades, tendo que operar apenas com atividades essenciais e recorrendo ao uso de geradores para garantir o funcionamento básico.
Torres de energia elétrica em São José dos Campos. São Paulo, 5 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Notícias do Brasil
Prefeitura de São Paulo pede cancelamento de contrato com Enel; companhia não descarta novo apagão
Pacientes com consultas e procedimentos marcados, incluindo aqueles em tratamento de hemodiálise e quimioterapia, foram diretamente afetados pela falta de energia.
Moradores e comerciantes também tiveram prejuízos e restaurantes viram seu estoque de alimentos perecíveis ameaçados.
Além disso, a falta de energia impactou diretamente o funcionamento dos semáforos em algumas vias importantes da região. A oscilação no sinal de Internet também foi relatada por moradores e frequentadores.
Até o momento, a Enel informou ao G1 que conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para 70% dos clientes afetados nos bairros de Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque.
A empresa mobilizou equipes técnicas para identificar e reparar a falha na rede elétrica, além de disponibilizar geradores para atender hospitais e outros clientes prioritários.
A Sabesp, por sua vez, afirmou estar investigando a situação, negando que as obras de manutenção tenham danificado a rede elétrica subterrânea. A empresa destacou que a escavação foi realizada manualmente e que não houve deslocamento da fiação elétrica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала