- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rosa Weber aceita indicação para representar o Brasil em Tribunal de Revisão do Mercosul

© Folhapress / Pedro LadeiraA ministra Rosa Weber em Sessão Plenária do STF (foto de arquivo)
A ministra Rosa Weber em Sessão Plenária do STF (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 18.03.2024
Nos siga no
A ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber aceitou nesta segunda-feira (18) o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir vaga no Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercado Comum do Sul, o Mercosul, com sede no Paraguai, como árbitra.
Sua indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho do bloco, que é composto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
A cadeira era ocupada por Ricardo Lewandovski desde julho de 2023, até assumir, no mês passado, o cargo de ministro da Justiça.
O Tribunal do Mercosul foi criado em 2002 para solucionar controvérsias entre os países integrantes do bloco, quando negociações prévias não forem bem-sucedidas, e os países concordem em submetê-las a julgamento pelo órgão arbitral.
Reunião Plenária da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2024
Panorama internacional
Mercosul realiza 1ª reunião sob a presidência pro tempore do Paraguai
A corte é composta por cinco árbitros, um de cada Estado-membro, além de um juiz indicado por unanimidade entre os países. Cada árbitro tem um suplente e o período de mandato na corte é de dois anos.
Os árbitros nomeados não precisam trabalhar presencialmente na sede na capital paraguaia, Assunção, mas devem estar à disposição para atuar quando convocados e recebem honorários ao atuarem nos casos discutidos pelo Tribunal.
Rosa Weber se aposentou do STF em setembro de 2023, após quase 12 anos na Corte, prestes a completar 75 anos, limite máximo de idade para a permanência na Suprema Corte.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала