- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Unidades de elite das Forças Armadas ucranianas discutem a derrubada de Zelensky, revela fonte

© Foto / Twitter / ReproduçãoVladimir Zelensky e Aleksandr Syrsky
Vladimir Zelensky e Aleksandr Syrsky - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
Após a recente remodelação na liderança militar da Ucrânia, o descontentamento está fermentado entre as unidades de elite, com discussões sobre a destituição do presidente Vladimir Zelensky e a reintegração de Valery Zaluzhny, o ex-comandante-chefe, revelou uma fonte à Sputnik.
Comandantes e soldados de unidades de elite das Forças Armadas ucranianas estão insatisfeitos com a remodelação da liderança militar do país e estão discutindo seriamente a destituição de Vladimir Zelensky, disse um representante dos serviços de segurança russos à Sputnik.
Ele explicou que especialistas tiveram acesso a um canal fechado no Telegram chamado ParaBelum, que consiste em combatentes de mentalidade radical das unidades de elite das Forças Armadas ucranianas.
"Nossos especialistas obtiveram acesso a um recurso no qual se comunicam membros de várias unidades de elite, como fuzileiros navais, forças especiais, inteligência, forças especiais do Serviço de Segurança da Ucrânia [SBU, na sigla em ucraniano], bem como vários batalhões nacionalistas. São especialistas altamente qualificados e claramente insatisfeitos com a mudança de comando. Estão discutindo seriamente opções para derrubar o atual governo e o comando das Forças Armadas ucranianas", disse o interlocutor.
Militares seguram bandeira ucraniana sobre caixão do poeta e militar ucraniano Maksim Kryvtsov, morto na linha de frente da operação militar especial, no Mosteiro da Cúpula Dourada de São Miguel, em Kiev, Ucrânia, em 11 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.03.2024
Panorama internacional
Primeiro-ministro da Eslováquia diz que nível de corrupção na Ucrânia é 'extremamente alto'
Com base nos materiais à disposição da Sputnik, os soldados expressam insatisfação com as ações de Zelensky e do novo comandante-chefe das Forças Armadas ucranianas, Aleksandr Syrsky, nomeado há um mês para substituir Valery Zaluzhny. Assim, o comandante do grupo de reconhecimento da 80ª Brigada de Assalto Aéreo Separado da Ucrânia, Maksim Shevtsov, apela aos membros do ParaBelum para derrubarem Zelensky.

"Se as pessoas não vierem em defesa de Zaluzhny, se os militares não vierem em defesa de Zaluzhny, então este rato [Zelensky] vai torpedear todo mundo [...]. Vamos demolir este rato verde e instalar Zaluzhny! [...] Na verdade, é Zelensky quem precisa ser mudado, não Zaluzhny. Esse rato sente que tem uma classificação zero, e Zaluzhny tem uma classificação mais alta, e [é por isso que Zelensky] está tentando torpedeá-lo", diz uma mensagem de voz de Shevtsov.

Uma pesquisa recente do Centro Ucraniano de Pesquisa Social e de Marketing (SOCIS) sugere que se as eleições presidenciais fossem realizadas na Ucrânia em 2024, o ex-comandante-chefe ucraniano Valery Zaluzhny garantiria uma liderança significativa, com 41,4% dos votos no primeiro turno, superando os 23,7% de Vladimir Zelensky. No cenário parlamentar, o hipotético bloco de Zaluzhny lideraria com 46,4% dos votos, segundo a mesma sondagem.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала