Presidente polonês vai propor que membros da OTAN gastem 3% do PIB com defesa, diz mídia

© AP Photo / Czarek SokolowskiTanques Abrams fabricados nos EUA e comprados pela Polônia participam em um enorme desfile militar para celebrar o Dia do Exército da Polônia em Varsóvia, 15 de agosto de 2023
Tanques Abrams fabricados nos EUA e comprados pela Polônia participam em um enorme desfile militar para celebrar o Dia do Exército da Polônia em Varsóvia, 15 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Nos siga no
O presidente polonês Andrzej Duda deve propor que os Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) aumentem o nível mínimo de gastos com defesa para 3% de seu produto interno bruto (PIB) em seu encontro com o presidente dos EUA, Joe Biden.
De acordo com a Bloomberg, os dois líderes poloneses — presidente Andrzej Duda e o primeiro-ministro Donald Tusk — viajam para os EUA para se encontrar com o presidente norte-americano Joe Biden na Casa Branca, na terça-feira (12), enquanto Varsóvia procura reforçar o flanco oriental da aliança de defesa diante do conflito na Ucrânia.
Falando antes de uma reunião com o governo e líderes partidários de Tusk, Duda disse que quer propor o aumento do limite de gastos de 2% nas negociações com todos os membros da OTAN, incluindo o secretário-geral Jens Stoltenberg, na próxima quinta-feira (14).
"Ninguém ousará atacar uma OTAN forte, nações fortes que serão capazes de defender as suas fronteiras", disse o presidente.
A proposta, no entanto, surge assim que Donald Trump, o candidato republicano favorito para disputar a presidência dos EUA em 2024, ter dito a um aliado da OTAN que durante sua presidência encorajaria a Rússia "a fazer o que quisesse" com países que não cumprissem com as obrigações de gastos com defesa da aliança.
No domingo (10), diplomatas não identificados de Estados-membros da aliança disseram ao The Telegraph que os países europeus deveriam se preparar para um cenário em que os EUA abandonassem a OTAN sob uma possível nova presidência de Trump.
Soldados da Ucrânia durante exercícios militares conjuntos da Ucrânia e países da OTAN Rapid Trident 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 11.03.2024
Panorama internacional
Representante do MRE russo indica fator que impede a Ucrânia de aderir à OTAN
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала