- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Paquistão: Asif Ali Zardari vence eleições presidenciais e volta ao poder após 10 anos

© AP Photo / B.K. BangashPresidente eleito pelo Congresso do Paquistão, Asif Ali Zardari, durante coletiva de imprensa. Islamabad, 20 de fevereiro de 2019
Presidente eleito pelo Congresso do Paquistão, Asif Ali Zardari, durante coletiva de imprensa. Islamabad, 20 de fevereiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 09.03.2024
Nos siga no
O presidente do Partido do Povo Paquistanês (PPP), Asif Ali Zardari, vai assumir o cargo de presidente do Paquistão pela segunda vez após sua vitória confirmada neste sábado (9), anunciou a Comissão Eleitoral do Paquistão (ECP).
Zardari obteve 411 votos dos legisladores nacionais e provinciais, em comparação com 181 de seu rival, Mehmood Khan Achakzai, líder do Partido Pashtunkhwa Milli Awami (PKMAP), informou o órgão eleitoral.
A votação ocorreu na sede do Parlamento do Paquistão, em Islamabad, e nas quatro assembleias provinciais do país localizadas nas cidades de Karachi, Lahore, Peshawar e Quetta.
Zardari cumpriu seu primeiro mandato presidencial entre 2008 e 2013, sendo o décimo primeiro chefe de Estado do Paquistão.
Sistema de míssil paquistanês (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Panorama internacional
Paquistão considera possível cooperação militar com a Rússia, diz senador paquistanês

Tensões no processo eleitoral do Paquistão

Em fevereiro, o Paquistão viu um crescimento das tensões após dois ataques provocarem a morte de pelo menos 26 pessoas a um dia das votações. Conforme a mídia local, na época foram registradas duas explosões perto de escritórios de candidatos na província do Baluchistão.
No primeiro ataque, foram 14 mortes no escritório de um candidato independente. Já o segundo foi perto de uma cidade na fronteira com o Afeganistão, onde a unidade de um partido religioso do país foi alvo de um ataque que provocou 12 mortes. Dezenas de pessoas ficaram feridas.
Os casos provocaram preocupações às vésperas das eleições do país, que vive grave crise econômica. Nos últimos meses, também ocorreram aumento dos ataques de militares e a prisão de Imran Khan, vencedor da última eleição nacional.
O Talibã paquistanês (organização sob sanções da ONU por atividade terrorista) e outros grupos separatistas são responsáveis por diversos outros ataques.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала