- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia alerta EUA que expulsará diplomatas caso interfiram em seus assuntos internos

© AFP 2023 / Natalia KolesnikovaA Embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy (R), deixa o Tribunal da Cidade de Moscou em 22 de junho de 2023
A Embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy (R), deixa o Tribunal da Cidade de Moscou em 22 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.03.2024
Nos siga no
Nesta quinta-feira (7), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou a embaixadora dos Estados Unidos em Moscou, Lynne Tracy, para avisá-la de que vai expulsar diplomatas norte-americanos caso estiverem interferindo em seus assuntos internos.
O MRE disse em comunicado que estaria atento ao que chamou de "ações subversivas e à disseminação de informações" relacionadas às eleições presidenciais e à operação militar especial na Ucrânia.
A chancelaria russa afirmou que tal comportamento seria "firme e resolutamente suprimido, até incluindo a expulsão como 'persona non grata' do pessoal da Embaixada dos Estados Unidos envolvido em tais ações".
Ao mesmo tempo, Moscou exigiu que a Embaixada dos EUA deixasse de apoiar três organizações sem fins lucrativos norte-americanas que executavam "programas antirrussos" no país com o objetivo de "recrutar 'agentes de influência' sob o pretexto de intercâmbios educacionais e culturais".

"Em 7 de março, a embaixadora americana, Lynne Tracy, foi convocada ao Ministério das Relações Exteriores e notificada de que na Rússia foram reconhecidas como indesejáveis três ONGs americanas [Conselhos Americanos de Educação Internacional, Perspectivas Culturais e o Instituto de Educação Internacional] por implementarem programas e projetos antirrussos com o apoio da embaixada, destinados a recrutar 'agentes de influência' no âmbito de intercâmbios educacionais e culturais", informou o MRE.

Um porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos disse que não tinha comentários imediatos, segundo a Reuters.
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, participa da reunião dos ministros das finanças do G20 em São Paulo, Brasil, em 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Panorama internacional
G20: Tesouro dos EUA muda discurso após países europeus rejeitarem plano para ativos da Rússia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала