- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Senegal dissolve governo e convoca eleição presidencial para 24 de março

© AP Photo / Rafiq MaqboolPresidente do Senegal, Macky Sall, discursa durante sessão plenária na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 1º de dezembro de 2023
Presidente do Senegal, Macky Sall, discursa durante sessão plenária na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 1º de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.03.2024
Nos siga no
O presidente do Senegal, Macky Sall, dissolveu nesta quarta-feira (6) o governo do país africano, nomeou um novo primeiro-ministro e marcou para 24 de março a nova eleição para presidente, antes, neste mês, adiada para junho.

"O presidente da República anunciou na quarta-feira, durante o Conselho de Ministros, que escolheu o dia 24 de março para o primeiro turno das eleições presidenciais", informou o Executivo senegalês em comunicado oficial.

Ele nomeou o atual chefe do Interior do Senegal, Sidiki Kaba, para ocupar o cargo de primeiro-ministro.
No dia 3 de fevereiro, em discurso à nação, Sall anunciou o adiamento das eleições, que estavam marcadas para o dia 25 do mesmo mês. A decisão foi aprovada no Parlamento e ainda culminou na expulsão e prisão de três parlamentares da oposição do país africano.
No ano passado, Ousmane Sonko, considerado o principal adversário político do atual presidente, foi condenado pela Justiça, acusado de aliciar menores. Uma série de protestos ocorreu por todo o país.
Macky Sall, presidente de Senegal. - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Panorama internacional
Adiamento das eleições em Senegal configura tentativa de golpe? Analistas respondem
A população voltou às ruas após o anúncio do adiamento das eleições, com confrontos entre manifestantes e polícias que culminaram na morte de pelo menos três pessoas.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a Assembleia Nacional do Senegal aprovou um projeto de lei sobre anistia envolvendo atos relacionados aos protestos no país desde 2021. Ao todo, foram 94 votos a favor da lei e 49 contra, relatou a reportagem.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала