- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: prioridade do Hamas no acordo de reféns é o retorno dos palestinos ao norte de Gaza

© AP Photo / Mahmoud EssaCampo de refugiados palestinos totalmente destruído após constantes bombardeios promovidos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Jabalia, Faixa de Gaza, 29 de fevereiro de 2024
Campo de refugiados palestinos totalmente destruído após constantes bombardeios promovidos pelas Forças de Defesa de Israel (FDI). Jabalia, Faixa de Gaza, 29 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 05.03.2024
Nos siga no
O movimento palestino Hamas expressou sua disposição em reduzir o número de prisioneiros palestinos a serem libertados como parte de um acordo com Israel, desde que o Estado judeu concorde em permitir que mais civis palestinos retornem ao norte da Faixa de Gaza.
É o que informou o portal de notícias Axios, citando um oficial israelense e uma fonte local.
Durante as negociações em Doha na semana passada, mediadores do Catar e do Egito comunicaram aos negociadores israelenses que o retorno dos palestinos ao norte de Gaza é uma prioridade máxima para o Hamas, conforme o relatório. A delegação israelense, por sua vez, segundo o portal, ficou surpresa com a importância que isso representava para o Hamas.
Contingente de soldados russos em missão de paz na Transnístria - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2024
Panorama internacional
Situação da Transnístria reflete repressão a populações de língua russa na Europa, notam analistas
No entanto, Israel vê tal movimento do Hamas como politicamente motivado, pois poderia fortalecer a posição do movimento como órgão governante no enclave, além de privar Israel de um ponto de influência na próxima fase das negociações, conforme indicado no relatório.
No domingo (3), o portal de notícias informou que o esboço de um acordo proposto para um cessar-fogo na Faixa de Gaza incluía a troca de aproximadamente 400 prisioneiros palestinos detidos em Israel por 40 reféns israelenses. O projeto de acordo também contemplava uma pausa de seis semanas nas hostilidades e um retorno gradual dos palestinos ao norte da Faixa de Gaza.
Presidente brasileiro Lula e Kristalina Georgieva, diretora do FMI, durante reunião - Sputnik Brasil, 1920, 04.03.2024
Panorama internacional
'Tenho boas relações com Putin', ressalta Lula em encontro com diretora do FMI
A escalada de violência tem intensificado o sofrimento da população civil. Estima-se que desde 7 de outubro de 2023, quando o grupo Hamas atacou Israel com foguetes, matando 1,1 mil israelenses, as Forças de Defesa de Israel (FDI), em resposta, já tenham matado mais de 30 mil palestinos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала