- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Nicarágua abre processo na CIJ contra Alemanha por ajuda militar a Israel

© AFP 2023 / Inti OconHomem segura bandeira da Nicarágua
Homem segura bandeira da Nicarágua - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Nos siga no
Segundo Manágua, Berlim está violando a Convenção sobre o Genocídio de 1948 e a Convenção de Genebra de 1949 sobre as leis da guerra nos Territórios Palestinos Ocupados.
A Nicarágua iniciou um processo na Corte Internacional de Justiça (CIJ) contra a Alemanha por esta fornecer ajuda financeira e militar a Israel e ter retirado o financiamento à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA, na sigla em inglês), informou o tribunal superior da organização nesta sexta-feira (1º).
Manágua pediu à corte que emita medidas de emergência exigindo que Berlim interrompa a sua ajuda militar a Tel Aviv. O tribunal geralmente marca uma data para uma audiência sobre quaisquer medidas de emergência solicitadas semanas após o processo ser aberto, relata a Reuters.
Sob a égide do tratado de genocídio de 1948, os países não só concordam em não cometer genocídio, mas também em prevenir e punir qualquer iniciativa nesse sentido.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia (à esquerda), e Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, falam à mídia durante entrevista coletiva na chancelaria em Berlim, Alemanha, 17 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Panorama internacional
Holocausto não é justificativa para apoiar Israel em sua guerra contra Gaza, diz Erdogan a Scholz
Também considera a cumplicidade e a tentativa de genocídio uma violação do tratado. A Alemanha é um dos maiores exportadores de armas para Israel, com os Estados Unidos.
O caso baseia-se no processo movido anteriormente pela África do Sul contra o Estado israelense.
No mês passado, a CIJ disse que as alegações sul-africanas de que Israel violou a convenção do genocídio não eram implausíveis e ordenou medidas de emergência, incluindo um apelo a Tel Aviv para suspender quaisquer potenciais atos de genocídio em Gaza.
Também nesta sexta-feira foi divulgado que mais de 200 legisladores, de 13 países, incluindo o Brasil, comprometeram-se a tentar persuadir os seus governos a imporem uma proibição à venda de armas a Israel, conforme noticiado.
No documento, deputados argumentam que não serão cúmplices da "grave violação do direito internacional por parte de Israel".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала