- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Justiça ordena que Meta pare de usar a marca no Brasil em até 30 dias

© AFP 2023 / Alain JocardUma foto mostra o logotipo do grupo tecnológico Meta dos EUA durante a feira de startups e inovação de tecnologia Vivatech no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, em 14 de junho de 2023
Uma foto mostra o logotipo do grupo tecnológico Meta dos EUA durante a feira de startups e inovação de tecnologia Vivatech no centro de exposições Porte de Versailles, em Paris, em 14 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Nos siga no
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) decidiu por unanimidade que a Meta Platforms, dona do Facebook e do Instagram (plataformas proibidas na Rússia por extremismo), deve deixar de usar esse nome no Brasil em até 30 dias.
Após a decisão, a big tech está sujeita à multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento, mas pode recorrer da decisão. O prazo começou a contar em 28 de fevereiro de 2024, data da decisão judicial.
De acordo com o jornal O Globo, os desembargadores da 1ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal atenderam ao pedido de uma empresa homônima brasileira, a Meta Serviços em Informática S/A, que tem a marca cadastrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) desde 2008.
No processo, a companhia brasileira alegou que foi prejudicada pela associação de seu nome à big tech norte-americana, tendo sido incluída em 27 processos judiciais de maneira indevida. Desde que a ação foi protocolada, essa contagem já subiu para 143 processos.
O logotipo do Facebook é exibido em um iPad na Filadélfia, Estados Unidos, em 16 de maio de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2024
Panorama internacional
Como o Facebook se tornou uma ferramenta e 'mina de ouro' para serviços de inteligência dos EUA
A Meta Serviços em Informática S/A diz ainda que seus advogados já precisaram participar de 49 audiências para explicar que a empresa citada não era a Meta Platforms.
Além disso, seus funcionários foram procurados por consumidores nas redes sociais e por meio de contatos pessoais devido a problemas que, na verdade, estariam relacionados à Meta Platforms, relata a mídia.
Procurada pelo jornal, a Meta estadunidense não respondeu. Já o CEO e fundador da Meta Serviços em Informática S/A, Telmo Costa, disse em nota que a sentença reconhece a jornada da empresa, fundada em 1990.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала