- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

IBGE: PIB do Brasil cresceu 2,9% em 2023; agropecuária tem alta recorde

© AFP 2023 / Miguel SchincariolCliente usa dinheiro em barraca de ovos na feira livre de São Paulo, Brasil
Cliente usa dinheiro em barraca de ovos na feira livre de São Paulo, Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 01.03.2024
Nos siga no
Nesta sexta-feira (1º), o IBGE divulgou a porcentagem do produto interno bruto (PIB) do Brasil de 2023. Segundo o órgão, o PIB cresceu 2,9% no ano passado.
O setor que mais contribuiu para o crescimento foi a agropecuária. De acordo com o insituto, com o desempenho recorde da produção de soja e milho, o setor registrou alta de 15,1% no ano.
A agropecuária também ajudou o resultado de outros setores, como as exportações (9,1%), a indústria de alimentos e segmentos específicos do setor de serviços, que são beneficiados pela cadeia de produção e logística da produção no campo, disse o relatório do órgão citado pelo G1.
"Mesmo com um peso relativamente pequeno dentro do PIB brasileiro, a agropecuária contribuiu com um terço de todo o crescimento da economia no ano passado", disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
Milho - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2023
Notícias do Brasil
Exportação de milho do Brasil retira EUA da liderança e pode bloquear sua volta, diz mídia americana
Outro destaque positivo foram os dos segmentos da indústria (1,6%), especificamente nas indústrias extrativas, que cresceram 8,7%. O setor de serviços, o principal da economia brasileira, permaneceu resiliente e trouxe sustentação a uma desaceleração gradual da economia por conta do patamar elevado da taxa básica de juros, a Selic.
No segundo semestre, o setor de serviços, o principal da economia brasileira, permaneceu resiliente e trouxe sustentação. Segundo a mídia, os serviços tiveram crescimento de 2,4% em 2023. Pelo lado da demanda, o consumo das famílias subiu 3,1%.
Os principais destaques do PIB brasileiro em 2023 foram: Serviços: 2,4%; indústria: 1,6%; agropecuária: 15,1%; consumo das famílias: 3,1%; consumo do governo: 1,7%; investimentos: -3%; exportações: 9,1% e importação: -1,2%.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала