- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Haddad no G20: 'Precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem sua justa contribuição'

© AFP 2023 / Evaristo SaO ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad, durante a assinatura da nova lei que aumenta o reajuste anual do salário mínimo, no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 28 de agosto de 2023
O ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad, durante a assinatura da nova lei que aumenta o reajuste anual do salário mínimo, no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 28 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Nos siga no
Em uma participação virtual durante a abertura da 1ª reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G20, nesta quarta-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo para a criação de uma tributação progressiva destinada aos bilionários.
O ministro, que se encontrava em isolamento devido ao seu recente diagnóstico de COVID-19, enfatizou a importância de uma "justa contribuição em imposto" por parte dos mais ricos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva na ocasião da inauguração do terminal de transporte Gentileza, no Rio de Janeiro (RJ). Brasil, 23 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Panorama internacional
Tecnologia militar é 'business' de Israel e deve ficar fora da crise com o Brasil, dizem analistas
Haddad propôs a discussão dessa ideia em uma sessão programada para a quinta-feira (29) com autoridades relevantes. Ele destacou que essa proposta seria o terceiro pilar da cooperação tributária internacional, enquanto a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) trabalha em uma solução de dois pilares, incluindo a taxação de empresas multinacionais com lucros bilionários.

"Reconhecendo os avanços obtidos na última década, precisamos admitir que ainda precisamos fazer com que os bilionários do mundo paguem sua justa contribuição em impostos", afirmou Haddad em seu discurso virtual.

O ministro ressaltou o aumento da pobreza global nos últimos anos, atribuindo parte da responsabilidade à crise financeira mundial de 2008. Ele argumentou que essa crise, marcada pela falência do banco Lehman Brothers, foi causada pela combinação de quatro fatores: liberalização de mercados, flexibilização de leis trabalhistas, desregulamentação financeira e livre circulação de capitais.
30 anos do Plano Real - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Notícias do Brasil
Real 30 anos: como o plano evitou a dolarização e garantiu a soberania da moeda brasileira (VÍDEO)
Haddad afirmou que, apesar dos avanços sociais e econômicos que retiraram "milhões" da pobreza, principalmente na Ásia, a desigualdade global persiste. Ele enfatizou que a crise de 2008 deixou o mundo ainda mais desigual, com bilionários praticamente intocados pelos efeitos de uma economia instável, enquanto a pobreza avançou em níveis alarmantes em diversos países.
A proposta do ministro promete ser um ponto central nas discussões futuras sobre a cooperação financeira internacional e a busca por uma distribuição mais equitativa da carga tributária.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала