- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Entre confissões e incompetências: o que leva Borrell a reconhecer o fim do Ocidente?

© AFP 2023 / John ThysJosep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, discursa durante sessão plenária do Parlamento Europeu
Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, discursa durante sessão plenária do Parlamento Europeu - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Nos siga no
As declarações de Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia (UE), sobre o declínio do Ocidente geraram debate e questionamentos sobre a efetividade das estratégias do bloco em lidar com a ascensão de novos polos de poder.
As estratégias implementadas durante sua gestão no bloco foram ineficazes, levando à busca de unificação do que resta da hegemonia ocidental, apontam especialistas em assuntos internacionais consultados pela Sputnik.
Recentemente, o líder europeu declarou que a era em que as potências ocidentais, lideradas principalmente pelos Estados Unidos e pela União Europeia, dominavam está próxima do fim.
Palestinos observam a destruição causada por um ataque israelense a edifícios residenciais e uma mesquita em Rafah. Faixa de Gaza, 22 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Panorama internacional
'Propaganda de guerra': imperialistas usam desinformação para justificar genocídios, diz analista
"Se a atual tensão geopolítica global continuar a desenvolver-se no sentido do Ocidente versus o resto, o futuro da Europa poderá ser sombrio. A era do domínio ocidental chegou verdadeiramente ao fim", afirmou em um texto publicado no site do Serviço Europeu para a Ação Externa.
Na opinião do professor da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) Carlos Manuel López Alvarado, o responsável europeu "está na reta final do seu período à frente da referida agência e das estratégias que teve de implementar para contrariar a influência da Rússia".
Segundo ele, as estratégias para contrapor a influência russa na Europa Ocidental falharam, consolidando e aumentando o desdém que o Sul Global tem por todas as iniciativas ocidentais. Alvarado destaca a necessidade de Borrell reagrupar esforços para tornar a abordagem mais eficaz.
No entanto, o professor da UNAM e da Universidade La Salle Alejandro Martínez Serrano considera que as palavras de Borrell denotam uma contradição em relação à posição que ele havia demonstrado anteriormente sobre a Europa e o Ocidente em geral.

"Ele sempre falou de uma presença da política europeia acima de qualquer outra potência do planeta. É algo muito contraditório", afirma Martínez.

O símbolo das Nações Unidas é exibido fora do Edifício do Secretariado, 28 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.02.2024
Panorama internacional
'Evitem discursos extremos': ONU adverte Ocidente em meio à escalada da OTAN sobre a Ucrânia

Reações e desafios para o 'futuro sem o Ocidente'

Apesar das declarações, Borrell não perdeu a oportunidade de criticar o Sul Global, convidando a contradizer acusações de aplicação de "dois pesos e duas medidas". Nesse sentido, López Alvarado observa que isso esconde interesse e manipulação por parte do responsável europeu, sugerindo que o Ocidente não faz nada de errado.
Entretanto, os especialistas concordam que as reações das nações ocidentais podem ser muito negativas. Martínez Serrano afirma que Borrell está perdendo prestígio e terá pouca credibilidade ao expressar ideias ou discursos no futuro próximo, pois suas expressões serão desvalorizadas devido às contradições frequentes.
Quanto ao futuro sem o Ocidente, os especialistas veem uma maior multipolaridade e interdependência entre novos atores, como Moscou e Pequim, com uma visão ampliada para as questões sociais. Eles ressaltam a importância de os países do Sul Global unirem forças de maneira mais efetiva para aproveitar as oportunidades apresentadas.

"Os laços e iniciativas regionais precisam ser fortalecidos porque quando as condições hegemônicas globais mudarem e o Ocidente não estiver mais na liderança, mas sim houver uma multiplicidade de lideranças, naturalmente a América Latina terá se adaptado a essa nova ordem, assim como a África. Deve haver uma organização e mecanismos de integração", sublinha López Alvarado.

Moedas nacionais do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Notícias do Brasil
'Mais eficiente' e 'menos assimétrico'? Sistema de pagamentos do BRICS é viável, avalia economista
Martínez Serrano destaca que o grande debate nos próximos anos será a ligação em áreas econômicas e políticas fora das nações europeias e dos Estados Unidos. Ele espera que o BRICS desempenhe um papel central na cooperação intergrupal e fora do grupo, gerando áreas de cooperação além da UE e de Washington.
Os especialistas concordam que o futuro sem o Ocidente será caracterizado por uma visão mais multipolar e pela interdependência entre diferentes atores globais.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала