- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Autoridades do BRICS apoiam proposta de sistema próprio de pagamentos durante reunião em São Paulo

© Sputnik / Yevgeny BiyatovSouvenires de moedas com os logotipos das criptomoedas Bitcoin, Litecoin e Ethereum
Souvenires de moedas com os logotipos das criptomoedas Bitcoin, Litecoin e Ethereum - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Nos siga no
Os ministros das Finanças e chefes dos bancos centrais dos países-membros do BRICS saudaram a possibilidade de efetuar pagamentos através de meios independentes ao se reunirem na cidade de São Paulo, informou nesta quarta-feira (28) o vice-ministro das Finanças russo Ivan Chebeskov à Sputnik.

"A maioria dos países disse que os pagamentos em moedas nacionais são o que o BRICS precisa", destacou Chebeskov.

Chebeskov lembrou que o Ministério das Finanças russo defende a criação de uma plataforma digital comum às moedas digitais dos bancos centrais e aos sistemas nacionais de transmissão de mensagens financeiras do BRICS, facilitando a comunicação entre os bancos, canais de pagamento e a transmissão de mensagens independentes.

"De uma forma geral, foi apoiado o conceito de negociação em moedas nacionais e a possibilidade de efetuar pagamentos através de canais independentes", disse ele, que acrescentou que a maioria dos Estados do BRICS também acolheu favoravelmente a ideia de abandonar o dólar no comércio.

Moedas nacionais do BRICS - Sputnik Brasil, 1920, 28.02.2024
Notícias do Brasil
'Mais eficiente' e 'menos assimétrico'? Sistema de pagamentos do BRICS é viável, avalia economista
A Rússia assumiu a presidência do BRICS em 1º de janeiro. Inicialmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo define-se como uma associação de mercados emergentes e países em desenvolvimento, fundada em laços históricos de amizade, solidariedade e interesses partilhados.
No ano passado, o grupo convidou Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã a aderirem. Esses países, exceto a Argentina (que abdicou do grupo com a eleição do atual presidente, Javier Milei), tornaram-se membros plenos também em 1º de janeiro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала