- Sputnik Brasil, 1920
Jabuticaba Sem Caroço
O podcast que descaroça os assuntos do momento e entrega o sumo das informações para os ouvintes da Sputnik Brasil. De segunda a sexta, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos aprofundam os fatos que movimentam o cotidiano dos brasileiros.

Por que os brasileiros estão mais dependentes dos opioides?

Jabuticaba Sem Caroço #324
Nos siga no
Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que a venda de opioides no Brasil cresceu 500% de 2009 a 2015.
Medicamentos como morfina, codeína e oxicodona oferecem alto risco de dependência se utilizados de forma recreativa ou sem o controle adequado de um especialista, podendo levar à morte por overdose. Em 2019, uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que 4,4 milhões de brasileiros já utilizaram opioides sem prescrição médica. Para além do mercado regular, há o comércio paralelo ilegal, sem as prescrições adequadas e fora do ambiente hospitalar. O Brasil pode viver uma crise semelhante ao que acontece nos Estados Unidos? O que vem sendo feito para evitar isso?
Para debater esse assunto, Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos recebem Francisco Inácio Bastos, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), da Fiocruz; e João Batista Santos Garcia, médico e diretor científico da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала