- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro começa em abril

© Folhapress / Pedro LadeiraO ex-juiz Sergio Moro em 18 de abril de 2022
O ex-juiz Sergio Moro em 18 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.02.2024
Nos siga no
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) agendou o início do julgamento que poderá resultar na cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) para o dia 1º de abril.
Moro, que foi juiz na operação Lava Jato, enfrenta acusações de abuso de poder econômico em ações relacionadas à sua pré-campanha eleitoral em 2022. O senador nega veementemente as acusações.
O desembargador eleitoral José Rodrigo Sade será empossado no dia 6 de março, completando assim a composição da corte que vai julgar o senador. A nomeação de Sade foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22).
Ministro do STF Dias Toffoli no 10º Encontro Anual AASP (Associação dos Advogados de São Paulo) em Campos do Jordão,  - Sputnik Brasil, 1920, 05.02.2024
Notícias do Brasil
Toffoli cobra dados da atuação da Transparência Internacional no Brasil em acordo com a Lava Jato
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estabeleceu três datas para as sessões do julgamento: 1º, 3 e 8 de abril.
As acusações contra Moro incluem abuso de poder econômico, caixa dois e uso indevido de meios de comunicação durante sua pré-campanha eleitoral. Os processos, analisados em conjunto, visam a cassação do mandato do senador.
Uma das ações foi movida pelo Partido Liberal (PL), enquanto a outra foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV). Ambas foram protocoladas em novembro e dezembro de 2022, após as eleições daquele ano.
O ex-ministro Sergio Moro em Brasília, 21 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.02.2024
Notícias do Brasil
Odebrecht classifica Moro como 'reconhecidamente suspeito' e obtém suspensão de pagamento milionário
Em um depoimento prestado ao TRE-PR em dezembro de 2023, o ex-ministro de Jair Bolsonaro afirmou que não obteve vantagem eleitoral e negou qualquer desequilíbrio eleitoral causado por atividades irregulares durante sua pré-campanha presidencial.
Quando o julgamento for iniciado, seis desembargadores comporão a sessão, a qual poderá se estender por mais de um dia. Todos os magistrados terão direito a voto, e em caso de empate, o presidente da Corte também participará da votação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала