- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

STF autoriza quebra de sigilos bancário e fiscal de Janones e assessores do deputado

© Foto / Tomaz Silva / Agência BrasilO deputado federal (Avante-MG), André Janones fala durante debate sobre comunicação na Bienal da Une, no Rio de Janeiro
O deputado federal (Avante-MG), André Janones fala durante debate sobre comunicação na Bienal da Une, no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil, 1920, 21.02.2024
Nos siga no
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do deputado André Janones (Avante-MG), a pedido da Polícia Federal (PF).
Janones é investigado por suspeita de desvios de salários de assessores de seu gabinete que configuram crimes de peculato, concussão e associação criminosa. Alguns assessores e ex-assessores também tiveram os sigilos quebrados pelo ministro.
De acordo com Fux, os indícios de possível prática criminosa "estão bem descritos na representação da autoridade policial, com possível ação conjunta dos investigados no suposto esquema criminoso", diz a decisão.
À direita, o deputado André Janones (Avante-MG) discursa ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, à esquerda, em 4 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.11.2023
Notícias do Brasil
Grupo de 45 parlamentares denuncia Janones por suposto esquema de 'rachadinha' à PGR
O processo foi movido por uma denúncia de parlamentares da oposição em novembro do ano passado. Mais conhecido como "rachadinha", o repasse de parte dos salários teria ocorrido em para pagar prejuízos do parlamentar na campanha que ele disputou em 2016 para a prefeitura de Ituiutaba (MG), em que não foi eleito.
Uma mensagens de áudio de 2019 do parlamentar com um assessor, divulgada na imprensa em novembro do ano passado sugere que ele solicitava parte do salário dos funcionários para pagar dívidas da campanha.
Em dezembro passado, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu processo contra Janones, após representação do PL.
Janones alega estar sendo "vítima de perseguição da extrema-direita" e se comparou a Lula durante o período da operação Lava Jato. Ele ainda disse que não era deputado na época em que a conversa foi gravada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала