- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Snowden critica o 'escandaloso julgamento' de Londres de Julian Assange (VÍDEO)

© Sputnik / Justin Griffiths-Williams / Acessar o banco de imagensAto contra a extradição de Julian Assange em Londres
Ato contra a extradição de Julian Assange em Londres - Sputnik Brasil, 1920, 20.02.2024
Nos siga no
Edward Snowden, ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) e da CIA, condenou nesta terça-feira (20) os intermináveis processos judiciais em Londres que buscam extraditar para o território estadunidense o fundador do WikiLeaks, Julian Assange.
Snowden vive na Rússia desde que revelou o programa de espionagem digital em massa americano, em 2013.

"O mais escandaloso do 'julgamento' que o Reino Unido tem realizado por anos para condenar Julian Assange a morrer em uma masmorra americana é que a vítima de seu 'crime' (jornalismo) é um Estado, e não uma pessoa: a definição de crime político, que o tratado de extradição entre os Estados Unidos e o Reino Unido proíbe explicitamente", escreveu Snowden em suas redes sociais.

O ativista australiano é procurado pelas autoridades americanas por 18 acusações relacionadas à publicação pelo WikiLeaks de grandes volumes de arquivos militares e diplomáticos confidenciais dos EUA.
A audiência sobre a possível entrega de Assange aos EUA ocorre entre os dias 20 e 21 de fevereiro, no Tribunal Superior de Londres. Se extraditado, ele enfrentaria sentença de até 175 anos de prisão por expor crimes de guerra dos estadunidenses.
Inicialmente um tribunal rejeitou o pedido de extradição, argumentando que Assange poderia cometer suicídio ou ser vítima de tratamento desumano nos EUA.
No entanto Washington apelou com sucesso da decisão e ofereceu garantias a Londres de que os direitos do acusado seriam respeitados.
Apoiadores do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, seguram cartazes do lado de fora da Corte Real de Justiça em Londres, em 10 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2023
Panorama internacional
'Se ele cair, cai também o jornalismo': a luta de Assange contra a censura do Ocidente
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала