- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Grécia oferece energia mais barata a agricultores por 10 anos para evitar protestos em Atenas

© AFP 2023 / Sakis MitrolidisAgricultores de aldeias orientais ficam numa estrada com os seus tratores depois de serem impedidos pela polícia de se dirigirem ao centro do aeroporto, em Salónica, em 26 de janeiro de 2024., em Salónica, em 26 de janeiro de 2024
Agricultores de aldeias orientais ficam numa estrada com os seus tratores depois de serem impedidos pela polícia de se dirigirem ao centro do aeroporto, em Salónica, em 26 de janeiro de 2024., em Salónica, em 26 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2024
Nos siga no
Nesta terça-feira (13), o premiê Kyriakos Mitsotakis, reuniu-se com representantes dos sindicatos de agricultores no seu gabinete para discutir as suas reivindicações.
O primeiro-ministro grego ofereceu aos agricultores contas de energia mais baixas durante os próximos dez anos, em uma tentativa de responder às suas preocupações e evitar protestos massivos do setor em Atenas, relata a Bloomberg.
"Acredito que podemos encontrar um terreno comum, tendo em conta as suas preocupações justificadas", disse Mitsotakis aos representantes dos agricultores antes da reunião.
Na semana passada, o governo prometeu aos agricultores uma extensão de um ano do desconto fiscal para o gasóleo agrícola até ao final de 2024 e descontos nas suas contas de energia. Mas as promessas não foram suficientes para apaziguar os agricultores.
A Grécia tem estado a recuperar de uma crise financeira que dura há uma década e de três resgates internacionais. A sua economia está crescendo mais rapidamente do que a dos seus pares da zona euro.
Agricultores holandeses e belgas queimam paletes de madeira e pneus enquanto bloqueiam a passagem da fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos. Arendonk, 2 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
Agricultores bloqueiam fronteira entre Países Baixos e Bélgica enquanto caos se espalha pela Europa
Os sindicatos do setor bloquearam brevemente estradas e uma passagem de fronteira para caminhões de carga, dizendo que as medidas não respondiam às suas preocupações sobre o aumento dos custos que forçaram alguns deles a abandonar a agricultura e a procurar um rendimento estável, segundo a agência Reuters.
As manifestações têm se acumulado em todo o país, bloqueando rodovias e se espalhando por diversas cidades. Os representantes dos agricultores ameaçaram conduzir os seus tratores para as ruas da capital, à medida que a agricultura se torna um campo de batalha fundamental na Europa e fora dela.
Partilhando muitas das mesmas queixas, os agricultores de França, Bélgica, Países Baixos e Itália tomaram medidas semelhantes nas últimas semanas.
Os agricultores gregos disseram a repórteres após a reunião que examinariam as propostas antes de tomarem uma decisão sobre os próximos passos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала