- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia: ONU não tem instrumentos para resolução do conflito na Ucrânia

© Twitter / @UNImagem da plenária da Assembleia Geral da ONU
Imagem da plenária da Assembleia Geral da ONU - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2024
Nos siga no
O secretário-geral das Nações Unidas António Guterres não tem ferramentas para resolver a atual fase quente do conflito na Ucrânia, declarou em entrevista à Sputnik Dmitry Polyansky, primeiro vice-representante permanente da Rússia na ONU.
Em resposta à pergunta se Guterres apresentou alguma iniciativa de paz sobre a Ucrânia na reunião com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no final de janeiro, Polyansky disse: "António Guterres tem uma posição muito simples: ele diz que 'se formos solicitados por ambos os lados, estaremos prontos para mediar'" o conflito.

"Ele não tem quaisquer ferramentas próprias que ele estaria pronto para apresentar especificamente para esta fase quente da crise ucraniana", observou Polyansky.

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, durante sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na sede da organização, em Nova York. EUA, 22 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2024
Operação militar especial russa
Lavrov: apoio a Kiev pelo Ocidente dificulta acordo de paz na Ucrânia
O diplomata lembrou que o secretário-geral da ONU tinha certas coisas elaboradas em relação à Iniciativa de Grãos do Mar Negro – e ele "continua periodicamente a fazer algumas tentativas para avançar suas ideias a esse respeito". Entretanto, Moscou deixou sua posição muito clara sobre esta questão, disse o diplomata, explicando que não se pode falar sobre a retomada da iniciativa até que todas as obrigações para com a Rússia sejam cumpridas.
"Sinceramente, não me lembro de outras iniciativas, ou ideias, das Nações Unidas em relação à Ucrânia. De qualquer forma, eles não discutiram nada conosco", acrescentou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала