- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou: com sanções contra a Rússia, Bélgica deixará de ser centro mundial do comércio de diamantes

CC BY 2.0 / Flickr.com / Acid Pix / Diamantes (imagem referencial)
Diamantes (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2024
Nos siga no
O diretor do Departamento Europeu do Ministério das Relações Exteriores da Rússia avisou Bruxelas contra as medidas, que vê como afastando as empresas da Bélgica.
A Bélgica perderá seu status de centro mundial de comércio de diamantes após impor sanções à sua importação da Rússia, disse o diretor do Departamento Europeu da chancelaria russa à Sputnik.
"A rejeição do suprimento de pedras preciosas russas levará inevitavelmente a que a Bélgica deixe de ser o centro mundial de comércio de diamantes, e outros países, longe de Bruxelas, assumirão essa posição", disse Artyom Studennikov.
Segundo ele, Bruxelas está, mesmo assim, criando "redes de seguros" e insistindo na necessidade de alargar o embargo a nível mundial. No entanto, o diplomata russo notou que o lobby de diamantes belga fala abertamente de uma perda de milhares de postos de trabalho e de um terço do comércio de bens.
"Os bancos internacionais estão revendo a política de crédito, considerando problemático a partir de agora o comércio de diamantes em Antuérpia, e vão fechar seus departamentos", sublinhou Studennikov.
Diamantes extraídos na república de Yakútia, Rússia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Panorama internacional
Chefe de certificação de diamantes critica planos do G7 de atingir produtores russos, diz mídia
Ele acrescentou que, nas condições atuais, as empresas vão se mudar para países que não rejeitam a cooperação mutuamente benéfica em prol dos interesses políticos de países terceiros.
"Ao tomar decisões sobre medidas de resposta a passos hostis, somos sempre guiados pelos objetivos de garantir efetivamente os interesses nacionais de nosso país e a sustentabilidade da indústria global de diamantes como um todo", resumiu Artyom Studennikov.
As restrições às importações de diamantes da Rússia para a União Europeia e os países do G7 entraram em vigor em 1º de janeiro de 2024 e, a partir de 1º de março, os países do G7 vão restringir gradualmente as importações de diamantes da Rússia processados em terceiros países.
Para controlar as restrições, está planejada a criação de um mecanismo de rastreamento e certificação até setembro. Além disso, o papel principal na implementação das sanções foi atribuído à Bélgica, onde está localizado o maior centro mundial de comércio e processamento dessas pedras preciosas, na cidade de Antuérpia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала