- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Desminadores do Centro Internacional de Ação contra Minas do Ministério da Defesa da Rússia durante operações de desminagem humanitária na República Popular de Lugansk, foto publicada em 3 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil

718º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém, após mais de seis meses, ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental. Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, desde o início da contraofensiva da Ucrânia, Kiev perdeu mais de 125 mil homens e cerca de 16 mil unidades de equipamento.
Antigas primeiroRecentes primeiro
00:05 12.02.2024
Drone kamikaze russo Lancet abate obus americano operado por tropas ucranianas na região de Kherson, diz MD russo
10:01 11.02.2024
Manifestantes em Kiev exigem desmobilização de militares, diz mídia ucraniana
09:36 11.02.2024
Kiev terá de reconhecer as novas realidades e entrar em negociações, diz porta-voz do Kremlin
07:16 11.02.2024
Comandante das Tropas de Assalto Aerotransportadas ucranianas é substituído por Igor Skibyuk
07:08 11.02.2024
Ex-vice da Defesa ucraniana Aleksandr Pavlyuk nomeado comandante das Forças Terrestres da Ucrânia
05:29 11.02.2024
Um quarto dos estudantes ucranianos quer emigrar por medo de mobilização, diz ex-premiê da Ucrânia
Um quarto dos adolescentes e jovens em idade escolar querem ir para o exterior por medo de ser mobilizados para as fileiras das Forças Armadas da Ucrânia, disse o ex-primeiro-ministro ucraniano.
"Um milhão de menores ucranianos em idade escolar querem sair da Ucrânia para o exterior. Isso representa 25% de todos os menores em idade escolar do país, que agora são quatro milhões. Eles estão pessimistas quanto ao futuro da Ucrânia e querem se mudar para viver em outros países", disse Nikolai Azarov.
"E o que mais se pode esperar dos alunos ucranianos, se eles são obrigados a se registrar para o serviço militar pessoal aos 16 anos de idade, no ano em que completam 17 anos. E se forem considerados aptos para o serviço militar, e o regime de Kiev não agir de forma diferente agora, eles serão automaticamente impedidos de sair da Ucrânia", afirmou ele.
04:33 11.02.2024
Várias infraestruturas foram danificadas na sequência de explosões na região de Nikolaev, controlada por Kiev, dizem Forças Armadas da Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала